terça-feira, 3 de junho de 2014

SEGURANÇA ETERNA DO CRISTÃO

Introdução
Muitas são as passagens bíblicas que ensinam claramente, positivamente e inequi-vocamente, que o cristão tem a segurança eterna e não pode estar perdido.
Ao todo são mais de 101 textos bíblicos que deixam claro que o cristão, aquele que é nascido de novo, tem a vida eterna.
 
Vejamos os pontos que seguem:
 
O QUE NÃO É SEGURANÇA ETERNA
Segurança eterna não é uma licença para pecar.
Infelizmente, algumas poucas pessoas tem interpretado esta grande verdade para ter uma licença para viver como a eles agradam. Estas pessoas tem tragicamente deturpado a verdade, mas isto de maneira nenhuma diminui esta preciosa verdade.
 
Segurança eterna não é uma doutrina do homem-feito.

A segurança eterna é uma doutrina da Bíblia.  Não foi inventada por homem algum.  São mais de 101 textos bíblicos que  reforçam a certeza bem como a garan-tia eterna da salvação.
 
Segurança eterna não ensina que Deus tolera ou menospreza levemente o pecado do cristão.

O ensino da segurança eterna não minimiza de maneira nenhuma a seriedade dos pecados do cristão. Nós veremos neste estudo que Deus lida com o pecado do cristão de uma maneira muito definida, séria e inesquecível.
 
Segurança eterna não leva a tornar-se descuidado.

Alguns dizem que esta doutrina levará o cristão a tornar-se descuidado e negligente a respeito dos assuntos espirituais.  Tal coisa não é verdade. Um estudo completo sobre a questão revelará que, em vez de ser a causa do relaxamento espiritual, é um motivo para o cristianismo divinamente vivo e prático.
 
Cremos e pregamos a segurança eterna da salvação devido os seguintes:
A nossa segurança eterna é baseada na promessa de vida eterna de Deus;
A nossa segurança eterna é baseada no poder mantenedor de eus;
A nossa segurança eterna é baseada no Novo Nascimento;
A nossa segurança eterna é baseada é baseada no intercessão de Jesus Cristo;
A nossa segurança eterna é baseada na punição de Deus;
A nossa segurança eterna é baseada no poder de Deus do sangue de Jesus Cristo;
A nossa segurança eterna é baseada no habitar permanente do Espírito Santo;
A nossa segurança eterna é baseada no nosso relacionamento com Cristo;
A nossa segurança eterna é baseada na justiça atribuída de Cristo;
A nossa segurança eterna é baseada no poder infalível do amor de Deus.
 
Vejamos cada pondo mencionado:
A evidência mais simples na base da doutrina da segurança eterna é o grande número de passagens da Bíblia que afirmam na pura linguagem, incondicional que não podem significar nada mais que todos os que foram salvos são salvos para toda eternidade e nunca podem ser perdidos.
 
Confira os textos: João 1.12; 3.16; 5.24; 6.37; I João 2.25; Efésios 2.8,9.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO PODER MANTENEDOR DE DEUS
Nós somos salvos pela graça de Deus inteiramente afastada de qualquer mérito humano. Nós somos mantidos da mesma maneira.  Nós somos mantidos pela gra-ça de Deus completamente afastada da nossa própria força.
 
Confira os textos: Salmos 37.24, 28; Isaías 41.10; 42.6; 43.1,2; João 10.27-30; Romanos 8.1;I Coríntios 10.13; Hebreus 2.18; 4.16; II Timóteo 1.12; 2.19; Judas 24,25; I João 1.9; I Pedro 1.5.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO NOVO NASCIMENTO
A doutrina do Novo Nascimento está claramente apresentada na Bíblia. As pala-vras usadas são “nascer de novo”, ou “nascido de Deus”.
 
O Novo Nascimento é um milagre feito pelo Espírito Santo de Deus. A obra do Espírito Santo na experiência do Novo Nascimento é permanente e não pode ser revogada.
 
Quando um filho nasce uma vez dos pais ele é um filho daqueles pais para sempre.
 
Assim é com o cristão. Ele é filho de Deus porque é nascido de Deus e não há ne-nhum poder do universo que possa torná-lo “não nascido”. Ele pode cair em pe-cado e trazer vergonha para seu pai, mas ele ainda é filho.
 
Quem ensina a perca da salvação, admite que a pessoa pode ser salva outra vez. No entanto, ser salvo significa nascer de novo.
 
Se fosse possível ficar perdido, que significaria a morte da vida resultante do Novo Nascimento. Logo ser salvo uma segunda vez, seria necessário nascer outra vez, uma segunda vez. Com alguns, seria uma terceira, uma Quarta, Quinta vez, e assim por diante indefinidamente.
 
Em toda a Bíblia não existe tal ensinamento.
 
O Novo Nascimento é maravilhoso, permanente, irreversível, inalterável, por isso o filho de Deus tem segurança eterna e não pode ficar perdido.
 
Confira os textos: João 1.13,13; João 3.3; II Coríntios 5.17; I João 5.18.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NA INTERCESSÃO DE JESUS CRISTO
Na sua vida terrena Jesus Cristo foi nosso exemplo e mestre; na cruz ele foi o nosso sacrifício para o pecado; no seu corpo ressurreto ele foi o nosso senhor res-suscitado; no céu ele é o nosso sumo sacerdote intercedendo por nós.
 
Cristo morreu por nós aqui embaixo e está intercedendo por nós lá em cima. Por causa disto o filho de Deus tem a segurança eterna e não pode ficar pedido.
 
Confira os textos: João 17.11,12; Romanos 8.33,34; Hebreus 7.25; 9.24; I João 2.1,2.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NA PUNIÇÃO DE DEUS
E quanto aos pecados do cristão? Se o cristão pode cometer pecados e não ficar perdido, como Deus lida com os seus pecados?
 
Deus tem uma provisão dupla para lidar com o pecado do cristão:
• Há o sacerdócio de Cristo em nosso favor;
• Deus pune o filho desobediente.
 
Destacaremos a punição: cada pessoa que é filho de Deus será punido pelo Senhor.
 
Dizer que um cristão pode ficar perdido é afirmar que a provisão de Deus para os nossos pecados falha. Deus nunca falha!  Deus nunca desiste do seu trabalho!
 
Seus meios de punir o cristão é inesgotável e por isso, ele nunca perde um caso.
 
Uma das provas mais fortes de ser filho de Deus é a vara da punição de Deus.
 
A punição é uma provisão de Deus exclusivamente para aqueles que são seus fi-lhos. Todo cristão será punido quanto cometer pecados. Esta punição é evidência inconfundível que nós somos os filhos de Deus.
 
A punição que nós recebemos de Deus é a prova que nós somos os filhos de Deus e assim nós sabemos que os filhos de Deus tem segurança eterna e não pode ficar perdido.
 
Confira os textos: II Samuel 7.12,15; I Coríntios 11.31,32; Hebreus 12.5-8.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO SANGUE DE CRISTO
A nossa redenção foi consumada pela pena de morte sendo suportado por Jesus Cristo em lugar do pecado. Na cruz Cristo morreu e derramou o seu sangue como nosso substituto. Nós fomos eternamente resumidos pelo sangue do pacto eterno.
 
O preço da redenção nunca pode perder o seu valor, pois é incorruptível. É infinito no seu valor, pois é o sangue de Cristo infinito. É o sangue perfeito que garante uma redenção incorruptível.
 
Confira os textos: Hebreus 9.12; 13.20; I João 1.7; I Pedro 1.18-20.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO HABITAR PERMANENTE DO ESPÍRITO SANTO
Quando o pecador é salvo, o Espírito Santo entra na sua vida para sempre.
É claro que o Espírito Santo pode ficar entristecido (Efésios 2.30); ou pode ser extinto ( I Tessalonicenses 5.19), mas nunca tomado do cristão.
 
Segunda o ensino do Novo Testamento a presença do Espírito Santo na vida do cristão tem um duplo significado: é o “penhor da nossa herança e o “selo” de pro-priedade e segurança.
 
Confira os textos: João 14.16,17;  Romanos 8.11; II Coríntios 1.22; Efésios 1.13-14.
 
A primeira figura que Paulo usa é um “selo” (Efésios 1.13). Durante os dias do Império Romano o selo Oficial do Imperador de Roma era colocado sobre a pro-priedade pertencente ao Governo Romano para identificá-lo e garantir a sua segurança.
 
No momento que o pecador recebe a Cristo como Salvador, Deus o sela, dando-lhe o Espírito Santo. Cada filho de Deus leva o mesmo selo, a presença do Espírito Santo.
 
A Segunda figura que Paulo usa é o “Penhor” (Efésios 1.14). O que é um penhor? O penhor é algo de valor dando ao comprador para juntar a barganha, ou melhor, o dinheiro pago a vista para ajuntar a barganha até que o contrato esteja terminado.
 
O Espírito Santo é dado o cristão como “penhor” ou pagamento a vista de tudo que deus tem para nós. Ele é nossa promessa de Deus que somos eternamente seguro e salvo. Por causa do habitar permanente do Espírito Santo, o filho de Deus tem a segurança eterna e não pode ficar perdido.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO NOSSO INSEPARÁVEL RELACIONAMENTO COM CRISTO
As Escrituras estabelecem a união vital entre Cristo e o cristão. Esta união é dupla:
• O cristão está em Cristo;
• Cristo está no cristão.
 
Paulo fala do termo “em Cristo”  33 vezes, mas o outro lado desta gloriosa verda-de é este: “Cristo está em nós”. Esta é uma união inalterável e indissolúvel.
 
Confira os textos: Mateus 28.20; João  6.37; 14.20; I Coríntios 12.13; Gálatas 2.20; Hebreus 13.5; Colossenses 3.3.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NA JUSTIÇA IMPUTADA DE JESUS CRISTO
Quando o pecador recebe a Cristo como salvador pessoal, a exemplo do filho pró-digo, imputa a “a melhor roupa”, a justiça de Jesus Cristo.
 
O cristão não fica em pé diante de Deus vestidos em nossa própria injustiça. Ao contrário, dependemos da justiça divina.
 
Segundo o ensino do Novo Testamento Jesus Cristo tomou lá na cruz o nosso lu-gar e nos justificou. Ele tomou os nossos pecados sobre si mesmo e imputou a sua justiça em nós: através da fé em Cristo nos recebemos a eterna, incondicional, perfeita justiça de Cristo. Por causa disto, o filho de Deus tem a segurança eterna e não pode ficar perdido.
 
Confira os textos: Romanos 4.. 3,5, 21-24; I Coríntios 1.30; II Coríntios 5.21.
 
A NOSSA SEGURANÇA ETERNA É BASEADA NO PODER INFALÍVEL DO AMOR DE DEUS
Em toda a Bíblia encontramos que o cristão é objeto do amor eterno de Deus, e não há mudança nessa condição.
 
O cristão é sustentado no amor de Deus.
 
O amor de Deus é imutável, inalterável. Igualmente com o próprio Deus, não há nele nenhuma variação, nem sombra de mudança.
 
Nós nos regozijamos na maravilhosa verdade que desde que nada possa separar-nos do amor poderoso de Deus, o filho de Deus tem segurança eterna e nunca pode ficar perdido.
 
Confira os textos: Jeremias 31.3; Romanos 8.35-39.
 
Observe bem o texto de Romanos 8.37-39:
 
O texto exclui qualquer possibilidade que coisa alguma possa separar o cristão do amor de Deus. Paulo relaciona dez coisas que são incapazes de separar-nos do amor de Deus:
 
Morte, vida, anjos, principados(seres celestiais), poderes (poderes próprios do inferno), coisas presentes(nada que esteja na presente existência), coisa futu-ras(nada que possa chegar a existir), Altura(nada acima de nós), Profundida-de(nada abaixo de nós), nem qualquer outra criatura.
 
A expressão “qualquer outra criatura” é usada por Paulo tendo em vista uma am-pliação, incluindo tudo quanto não está incluído nas nove coisas precedentes.
 
TEXTOS BÍBLICOS QUE DEIXAM  CLARO QUE O CRISTÃO É SALVO É SALVO PARA SEMPRE
Isaías 49.15; Salmos 121.4; 136;  Provérbios 2.8; Eclesiastes 3.14; João 11.26; 6.35,39, 51; I Timóteo 4.18; II Timóteo 2.19; Romanos 8.33; Hebreus 6.19-20;  10.14,17 ; Tito 1.2; 3.3,6; Colossenses 3.4; I João 5.4; I Pedro 1.4; Filipenses 1.6; I Tessalonicenses 5. 9,10, 23.
 
Conclusão
Como conclusão sobre o assunto apresentamos vários outros textos bíblicos que comprovam que a salvação que Deus concede aos seus filhos é final, irrevogável e inalterável.
 
O cristão...
Foi resgatado da lei, Gl. 4.5;
Foi resgatado da maldição da lei, Gl 3.13;
Foi reconciliado com Deus, II Co 5.18;
Tem paz com Deus, Col 1.20;
Recebeu graça suficiente, II Co 12.9;
Foi justificado diante de Deus, Rm 5.1;
Foi perdoado, Cl 2.13;
Foi aceito por Deus, Ef 1.6;
É herdeiro de Deus e Co-herdeiro com Cristo, Rm 8.17;
Foi salvo pela graça de Deus, Rm 6.14;
Foi feito um cidadão do céu, Ef 2.19;
Ficou sentado com Cristo nos lugares celestiais, Ef 2.6;
Foi inscrito no livro da vida, Ap 20.12-15;
Invocou a Deus e foi salvo, Rm 10.13;
Recebeu perdão de Deus por seus pecados, Is 55.7;
Nasceu do Espírito Santo, Jo 3.6;
Foi regenerado pelo Espírito Santo, Tt 3.5,6;
Foi dado segurança pelo Espírito Santo, Rm 8.16;
Foi selado com o Espírito Santo, Ef 4.30;
Foi purificado com o sangue de Cristo, I Jo 1.7;
Se tornou um filho de Deus, Jo 1.12;
Recebeu a Cristo como seu salvador pessoal, Ap 3.20;
Foi recebido por Cristo, Jo 6.37;
Tem a vida eterna, Jo 3.16;
Passou da morte para a vida, Jo 5.24;
Foi habitado pelo Espírito Santo que permanece para sempre, Jo 14.16-17;
Foi escondido com Cristo em Deus, Cl 3.3.;
Recebeu a garantia do Espírito Santo, Ef 3.3.;
Se tornou uma nova criatura em Cristo, II Co 5.17;
Foi acrescentado ao corpo de Cristo pelo Espírito Santo, I Co 12.13;
Foi redimido com uma redenção eterna, Hb 9.12.
 
Todas estas coisas e muito mais, Deus fez por aqueles que foram salvos. O que implica em dizer que antes que alguém que foi salva possa ficar perdido, cada uma destas coisas tem que tornar-se nula.
 
Para tirar de uma vez todas as dúvidas oferecemos 101 textos bíblicos que deixam claro que uma vez salvo para sempre salvo.
 
II Sm 7.12-15; Sl 37.24, 28; 121.4; 136; Pv 2.8; Ec 3.14; Is 41.10; 42.8; 43.1,2; 49.15; 55.7; Jr 31.3; Mt 28.20; Jo 1.12,13; 3.3,6,16,36; 5.24; 6.35,37,39,51; 11.27-30;25,26; 13.1; 14.16,17,20; 17.11,12; Rm 4.3,5, 21-24; 5.1,9; 6.14; 8.1, 11,16,17,33,34, 35,37-39; 10.13; I Co 1.30; 10.13; 11.31,32; 12.13; II Co 1.22; 5.17,18; 12.9; Gl 2.20; 3.13; 4.5; Ef 1.6; 13,14; 2.6, 8,9,19; 4.30; Fl 1.6; 3.9; Cl 1.20; 2.13; 3.3,4; I Ts 5.9,10,23; II Tm 1.12; 2.19; 4.18; Tt 1.2; 3.5,6; Hb 2.18; 4.16; 6.19,20; 7.25; 9,12,24; 10.14,17; 12.2; 5-8; 13.5,20; I Pe 1.4,15,18-20,23; I Jo 1.7,9; 2.1,2, 25; 4.4; 5.4; 5.11-13,18; Jd 24,25; Ap 3.20; 20.12-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário