Cursos



OS
BATISTAS
ORGANIZANDO NOVAS IGREJAS





 CURSO DE PREPARAÇÃO
 AS PERGUNTAS  MAIS COMUNS EM CONCÍLIOS QUE EXAMINAM
CONGREGAÇÕES QUE SE ORGANIZAM EM IGREJAS, CONFORME A FILOSOFIA, A DOUTRINA, A PRÁTICA E OS COSTUMES DAS IGREJAS FILIADAS A
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
INCLUINDO
RESUMO DA DECLARAÇÃO DE FÉ DOS BATISTAS BRASILEIROS
PACTO DAS IGREJAS BATISTAS
HISTÓRIA DO COMEÇO DO MOVIMENTO BATISTA NA INGLATERRA E NO BRASIL



POR
FRANCISCO DE ASSIS FERNANDES DO NASCIMENTO
TREINAMENTO BÁSICO
PARA
 ORGANIZAÇÃO DE CONGREGAÇÃO EM IGREJA
 
PRÁTICAS BATISTAS - ECLESIOLOGIA

CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OUTROS
Quais as principais definições de uma Igreja Batista?
a) “A igreja batista é uma comunidade de pessoas regeneradas pelo Espirito Santo de Deus, batizadas em testemunho de sua fé, que se reúnem regulamente, em determinado lugar, para louvar a deus, para edificação mútua e para a pregação do evangelho de Jesus Cristo” ( Pr. José dos Reis Pereira )
 
b) “É uma congregação local, composta de membros regenerados e batizados, que, voluntariamente, se reúnem, sob as leis de Cristo, e procuram estender o reino de Deus não só em suas vidas, mas nas de outros.”
( Ebenézer  Soares  Ferreira )
 
c) “É uma sociedade local de crentes em Cristo, batizados por imersão, sob profissão de fé, que cultua corretamente a Deus, que prega sua Palavra e que ministra devidamente as suas ordenanças neo-testamentárias” (Harald Schaly)
 
O que é uma Igreja Batista?
a) É uma congregação local, composta de pessoas regeneradas( que nasceram de novo pela ação do Espírito Santo) e batizadas;
b) Cristo é o cabeça e seu único chefe supremo;
c) Em matéria de fé e prática a igreja se subordina, exclusivamente e unicamente as Escrituras Sagradas;
d) É absolutamente livre e independente, não se sujeitando hierarquicamente, ao de qualquer outra forma, a nenhuma organização denominacional;
e) É complemente competente para dirigir seus próprios atos e ações de acordo com os ensinos de Cristo;
f) O governo da igreja é democrático, cabe a congregação julgar seus próprios atos;
g) É essencialmente separada do Estado, em virtude do seu caráter e de suas funções espirituais;
h) Todos os membros possuem direitos e privilégios iguais;
i) Cada cristão é seu próprio sacerdotes, não necessitando que alguém haja como intermediário;
j) Cada cristão tem completa liberdade de consciência;
k) Não tem sacramentos, mais aceita o Batismo e a Ceia como ordenanças;
l) O pastor e os diáconos, são os oficiais bíblicos, mas não tem autoridade absoluta sobre a igreja.
 
Qual o princípio eclesiológico de uma Igreja Batista?
Cada igreja é estrutural e administrativamente autônoma e auto-suficiente, pelo que independe de qualquer autoridade externa, quer de natureza eclesiástica religiosa, secular ou estatal.

O Novo Testamento é a única autoridade reconhecida pelos batistas para a constituição estrutural e funcional da igreja.
 
Quais os Princípios/Doutrinas Distintivos da Igreja Batista?
Doutrinas Distintivas dos Batistas

Doutrinas que são ensinadas em conjunto somente pelos batistas e não estão presentes como um todo em outros grupos evangélicos.

Os princípios
01. Soberania de Cristo
Os batistas se fundamentam na absoluta autoridade de Cristo. Nossa base é “Cristo é o Senhor (Fl. 2.10,11). Ele é o cabeça da igreja.

02. Autoridade e suficiência da Palavra de Deus
Os batistas aceitam o NT como sua única regra de fé e prática. Nós não apelamos para qualquer autoridade eclesiástica, em matéria de doutrina e prática, mas unicamente fazemos a pergunta escri-turística: “Que diz as Escrituras?”(Rm. 4.3).
 
03. A competência de cada alma.
Crêem os batistas que cada pessoa é competente para aproximar-se de Deus, não necessitando de intermediário humanos, pois a Bíblia diz: ...porque só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem”(I Tm. 2.5)
 
04. A igreja é composta de membros convertidos
O requisito essencial é a regeneração.
 
05. A igreja é uma democracia
Todos os membros tem os mesmos direitos, os mesmo privilégios e as mesmas responsabilidades. A igreja julga seus próprios atos, estando sujeita unicamente a Cristo.
 
06. Simbolismo das ordenanças
O batismo e a ceia não são sacramentos, mas apenas ordenanças, essas ordenanças não conferem atos de graça.
 
07. O batismo é administrado só a crentes
O batismo só é administrado aquelas pessoas que nasceram de novo.
 
08. Somente a imersão é batismo
Os batistas não são intransigentes, mas são coerentes com o que a Bíblia ensina.
 
09. A Ceia do Senhor é um memorial
Os batistas tem a Ceia como um memorial, pois de acordo com Cristo, não encontramos bases sacramental. A Bíblia é clara: Fazer isso em memória de mim (I Co. 11.24).
 
10. Perseverança e preservação dos salvos
Crêem os batistas que os crentes verdadeiros perseverarão, pois estão guardados pelo poder de Deus e sabem em quem tem crido e estão certos de que ele é poderoso para guardar o seu depósito até o dia final (II Tm. 1.12).
 
11. Absoluta liberdade religiosa
A liberdade tem sido um troféu dos batistas através dos séculos. Todo homem tem a liberdade para expressar seus pensamentos, sem que lhe sejam cassado o direito de voz; todo homem tem o direito de expressar a sua forma de culto, aceitar ao rejeitar credos ou religião, sem que lhe seja cassado o direito de expressão.
 
12. Democratização do Espírito Santo
Os batistas acreditam que todos os salvos recebem o Espírito Santo na hora da conversão, recebendo em seguida dons conforme a vontade do Senhor, não sendo necessário falar em línguas estranhas ou estrangeiras.
 
O que é princípio?
Rudimentos; elementos predominantes na constituição dum corpo orgânico; causa primária; trecho em que algo tem origem; regras  fundamentais e gerais de qualquer ciência ou arte.
Dentro do contexto filosófico indica proposições diretoras duma ciência, as quais todo o desenvolvimento posterior desta deve estar subordinado.

O que é doutrina?
Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso; rudimentos da fé cristã; regras, preceitos e normas; crença em um corpo de doutrina rígido, podendo ser igual à credo, axioma.
 
O que é uma Declaração Doutrinária de uma Igreja Batista?
Demonstração da crença das igrejas batistas para o mundo. A declaração não tem autoridade em si mesma. Sua autoridade se encontra na Bíblia.
 
O que são as Doutrinas Distintivas dos Batistas?
Doutrinas que são ensinadas em conjunto somente pelos batistas e não estão presentes como um todo em outros grupos evangélicos.
 
O que é prática?
Rotina e hábito comum de um grupo.
 
O que é costume?
Procedimento, comportamento; prática habitual; jurisprudência baseada no uso.
Dentro do contexto sociológico indica atitude ou valor social consagrado pela tradição, e que se impõe aos indivíduos do grupo e se transmite através de gerações; hábito geralmente observado.
 
ADMISSÃO E DEMISSÃO DE MEMBROS
Quais os requisitos para alguém se tornar membro de uma Igreja Batista?
São três os requisitos para alguém tornar-se membro de uma igreja batista.
 
Requisito Espiritual
O candidato deve ser regenerado. Verdadeiramente convertido.
 
Requisito Social
O candidato deve ser aceita pela membresia da igreja em sessão.
 
Requisito formal
O candidato deve prestar profissão de fé e em seguida, deve ser batizada por imersão
• batismo é a porta de entrada para a membresia da igreja.
 
Quais as outras formas que alguém pode usar para ser membro de uma Igreja Batista?
O batismo é a principal porta de entrada para a membresia de uma igreja batista. No entanto, existem outras maneiras de filiar-se, a saber:
 
 Carta de Transferência
Esta forma é usada quando o crente muda de uma cidade para outra, ou então, de um bairro para outro.
A carta de transferência é remetida de igreja para igreja.
A carta de transferência regular o intercâmbio de membros entre as igrejas.
Importante:
Uma igreja batista não costuma receber Carta de Transferência de outras denominações;
Quem manda a Carta de Transferência é a igreja após decisão em Sessão Regular.
 
• Reconciliação
Aceita-se por reconciliação a pessoa excluída.
Importante:
Deve se verificar se a pessoa de fato está plenamente restaurada e que não há nada que a impeça de voltar à comunhão.
No caso da pessoa pedir reconciliação é aconselhável uma entrevista com o pastor, e caso seja necessário ela deve ser orientada.
A pessoa que quer se reconciliar com a igreja deve expressar o seu desejo em Sessão Regular, ficando a cargo da igreja aceitar ou não.
 
• Declaração ou Aclamação
Esta forma só é usada em casos especiais, como por exemplo:
• Quando a igreja se dissolveu;
• Quando a Carta de Transferência é solicitada mas devido a distância ou desorganização da igreja solicitada, não houve resposta;
• Quando a pessoa vem de uma igreja que tem doutrina semelhante ( a mesma forma de batismo), mas devido costume administrativo, não recebe e nem dar Carta de Transferência.
 
Importante:
Toda pessoa que é recebida por Declaração ou Aclamação deve:
Passar por uma entrevista com o pastor, e caso seja necessário deve participar por um período da classe de novos membros;
Prestar uma espécie de “declaração de fé” em Sessão Regular, destacando os seguintes:
• O motivo de filiar-se a igreja;
• Aceitação do corpo doutrinário da igreja;
• Aceitação do sistema e estrutura administrativa da igreja.
 
Para evitar problemas, incluindo até uma possível divisão doutrinária, deve-se oferecer cuidado na aceitação de pessoas que vem de igrejas com doutrina diferente.

No caso é aconselhado o seguinte:
• A pessoa deve ser entrevistada pelo pastor ou uma comissão;
• A pessoa deve participar de uma classe ou uma série de palestras doutrinárias;
• A pessoa deve esperar (conhecer melhor a prática doutrinária, bem como o costume da igreja) para depois ser aceito como membro da igreja;
• A pessoa deve declarar em Sessão Regular a aceitação do corpo doutrinário da igreja, sendo destacado os pontos divergentes.
 
Quais as maneiras pelas quais alguém pode deixar de ser membro de uma Igreja Batista?
A demissão de membros do “Rol de Membros” pode ser feito quando ocorre um dos casos seguintes:
Por exclusão
• A exclusão pode acontecer devido às questões éticas ou doutrinárias.
Por morte
Por transferência

• A Carta de Transferência dentro do costume batista, só acontece para outra igreja batista da mesma fé e ordem.
 
DOCUMENTOS DA IGREJA
Quais os principais documentos legais requeridos à Igreja?
Estatuto, Regimento Interno, Regras Parlamentares, Declaração Doutrinária e Pacto das Igrejas Batistas.

O que é o Estatuto?
Estatuto é o documento que faz nascer uma pessoa jurídica. É o Código Civil que disciplina essa matéria.

O Estatuto é o documento fundamental, constitutivo de um grupo, onde se fixam direitos e obrigações, em relação à sociedade a que o Estatuto se refere.

É também o conjunto de normas que estabelecem a estrutura e a organização da igreja local.
 
O que é Regimento Interno?
O Regimento Interno é um conjunto de normas adotadas para regular os trabalhos de um grupo deliberativo, assegurando a ordem de suas reuniões.

Assim, o Regimento constitui-se na norma disciplinadora dos direitos e deveres dos seus membros e da organização interna e funcionamento administrativo.

Qual a diferença entre o Estatuto e Regimento Interno
O Estatuto é obrigatório e está voltado para a constituição da igreja.

O Regimento Interno trata da forma e do funcionamento da igreja.
 
O que são as Regras parlamentares?
São as regras que regem as assembléias da igreja.

As nossas Regras Parlamentares são as mesmas adotadas pela Convenção Batista Brasileira.
 
O que é a Declaração doutrinária?
A declaração Doutrinária é o documento que rege a questão doutrinária da igreja.
 
O que é o Pacto das Igrejas Batistas?
O Pacto das Igrejas Batistas é um documento que registra o compromisso do crente batista e a igreja local.
 
DISCIPLINA
O que é disciplina?
Disciplina é uma palavra que se origina do latim e significa a ação de se instruir, educar e ensinar.
A função da disciplina é de fato ensinar. Uma igreja disciplinada é uma igreja instruída, educada e ensinada.
 
Quais os tipos de ofensas e como trata-las?
Há duas espécies de ofensas:
 Ofensa particular
É aquela que é praticada contra o indivíduo. Este tipo de ofensa deve ser tratada conforme recomenda Jesus Cristo em Mateus 5.23,24; 18.15-17.
 Ofensa pública
É aquela que é praticada contra o grupo (igreja), comprometendo o caráter do mesmo.
Este tipo de ofensa deve ser tratado conforme recomenda I Coríntios 5.3-5 e em II Tessalonicenses 3.6.
 
Qual o valor da disciplina?
A disciplina visa manter a igreja dentro da pureza cristã. Sem disciplina, ela vai se tornando, dia a dia, corrompida.
 
Quais os tipos de disciplina?
 A disciplina formativa
Esta disciplina  tem a finalidade de formar o caráter e a consciência do crente.
A disciplina formativa acontece através de: pregações, exortações, estudos, etc.
A disciplina formativa é também conhecida como “Disciplina Preventiva”.
 
• Disciplina corretiva/correcional
Esta disciplina tem como objetivo a correção de algumas falhas cometidas.
A base bíblica deste tipo de disciplina se encontra em Gálatas 6.1, que nos alerta também sobre a maneira da execução: mansidão e brandura.

Na aplicação da disciplina corretiva deve-se observar os seguintes textos bíblicos: Mt 7.4,5; Gl 6.1.
Na Maneira: Mt 7.4,5; Gl 6.1;
No conteúdo ( o que disciplinar): Ef 5.3; Cl 3.5; Tg 3.1-11.
 
 Disciplina Cirúrgica/Exclusão
Esta disciplina tem como objetivo a preservação do bom nome da fé cristã.

Deve ser aplicada quando os pecadores trazem escândalos e ofensas públicas à moral.

A disciplina cirúrgica ou exclusão deve acontecer somente no último caso, e se o caso for considerado de extrema gravidade e prejudicial à igreja local.

Importante:
• No emprego da disciplina formativa, deve-se empregar um planejamento tendo como base as necessidades da igreja;
• No emprego da disciplina corretiva, o pastor deve empregar o aconselhamento (trabalho individual) e em casos especiais um método optativo, como por exemplo: afastar a pessoa de determinado cargo/função.
• No emprego da disciplina cirúrgica, o pastor deve empregar também a formativa e corretiva (explicando a aplicação da disciplina cirúrgica), dando tempo ou deixando a porta aberta para o regresso.
 
Quais os resultados da não aplicação da disciplina?
• Há muitas igrejas que não exercem a disciplina para com os seus membros. Há uma grande frouxidão o que resulta em:
• Queda da vida espiritual
• Falta de respeito para com as coisas de Deus;
• Falta de reverência;
• Mundanismo dentro da igreja
• Escândalização da fé cristã.
 
FORMA DE GOVERNO
Qual a forma de governo aplicado na Igreja Batista?
• A igreja adota a forma de governo congregacional, que é a forma encontrada na Bíblia.
• Ã congregação cabe o direito de gerir os seus negócios dentro da pura democracia.
• Em relação para com Deus, a igreja é uma teocracia.
• Em relação para com os membros, a igreja é uma democracia.
• São os crentes que decidem, em assembléias, respeitam a decisão da maioria e aceitam a decisão da igreja como a ação final.
 
RELAÇÕES DA IGREJA
Como se dar a relação da igreja com:
Igrejas co-irmãs?
A igreja mantém uma estreita relação fraternal com suas co-irmãs. Mas a relação não inclui interferência administrativa ou doutrinária.
 
Concílios?
Os concílios são formados de igrejas batistas da mesma fé e ordem, mas não tem nenhuma autoridade sobre as igrejas.

As decisões do Concílio são apenas recomendações, que podem ser aceitas ou não conforme a decisão da igreja local.

Os concílios podem ser convocados para assuntos como:
• Organização de novas igrejas;
• Ordenação de um pastor;
• Ordenação de diáconos;
• Estudar problemas surgidos entre igrejas;
• Estudar problemas de heresias;
• Estudar questões doutrinárias, etc.
 
Outras denominações?
Os batistas defendem a liberdade de consciência, o direito de escolher a maneira de servir a Deus como o indivíduo desejar. No entanto, as igrejas batistas, no decorrer dos tempos tem se relacionado com outras denominações observando os seguintes:
Não recebe carta, nem expede carta de transferência à igrejas de outras denominações;
• A troca de cartas de transferência só se processa entre igrejas batistas da mesma fé e ordem.
Não aceita convite para filiação a qualquer organização que vise a união das denominações ou das religiões.
• Os batistas são contrários ao Ecumenismo
Não aceita convite para se unir ao Concílio Mundial de Igreja.
• A participação dos batista no CMI implicaria em uma autoridade eclesiástica, o que falece a Convenção e a qualquer outra organização batista.
 
Importante:
Os batistas pregam que cada igreja é independente e autônoma, completamente competente para dirigir seus próprios negócios conforme os ensinos do Novo Testamento.

Com Associação e com a Convenção?
As associações, a Convenção Estadual e as organizações batistas são formadas de indivíduos, e não de grupos de igrejas.

Todas estas organizações são iguais.
É o espírito de cooperação que leva os batistas a criarem as citadas organizações. No entanto, a cooperação e a filiação da igreja a uma Associação ou a Convenção não tira a soberania da igreja local.
 
Com o Estado?
A igreja é essencialmente separada do Estado por causa do seu caráter espiritual.

Reconhecemos, contudo, que cada batista deve respeitar as autoridades constituídas.

Somente em casos em que envolve a consciência, pode o crente deixar de realizar as ordens do Estado.

É dever do Estado manter a ordem para o bem de todos.

A igreja contribui, na sua esfera, para auxiliar o Estado a desenvolver o indivíduo intelectual, moral e espiritualmente.
 
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA IGREJA
Quais os pontos básicos que conservam a estrutura de uma Igreja Batista?
• Preservação da autonomia da igreja local;
• Preservação da democracia;
• Cooperação entre as igrejas co-irmãs;
• Sistema de governo congregacional.
 
Quais os elementos que compõem a estrutura organizacional de uma Igreja Batista?
Os elementos são os seguintes:
• Igreja – os membros
• Diretoria
• Corpo diaconal
• Departamentos/Comissões/Ministérios
• Organizações/Escolas
 
O que é a Igreja?
A igreja é composta por todos os membros, aceitos conforme os requisitos básicos estabelecidos pela própria igreja, a luz da Bíblia Sagrada.
 
O que é o pastor?
O pastor é o líder da igreja que tem como funções básicas os seguintes:
• Aconselhar – Presbítero;
• Organizar – Bispo;
• Apascentar – Pastor.
 
Ele é escolhido dentro do sistema (prática/costume) batista, de maneira democrática, recebendo sustento (proventos) pela execução do ministério.
 
O pastor da igreja é membro ex-ofício de todas as organizações da igreja, tendo livre acesso nas estruturas e atividades.
 
O que é a Diretoria?
A diretoria é composta por membros batizados e eleitos democraticamente, após indicação do plenário ou comissão, conforme o Estatuto e Regimento Interno estabelecido.

Dentro do sistema batista, o pastor é sempre o presidente ou moderador da igreja local.

Todos os componentes da diretoria devem ser pessoas responsáveis civilmente ( de maior ou emancipado), tendo em vista as exigências da Lei.
 
O que é o Corpo Diaconal?
O Corpo Diaconal é composto pelo diáconos eleitos pela igreja, tendo em vista o atendimento das necessidades da mesma.

O Corpo Diaconal funciona como uma espécie de assessoria pastoral, atuando na área de benevolência.

A existência do Corpo Diaconal na igreja depende do tamanho e da real necessidade existente.
 
O que são Departamentos/Comissões/Ministérios?
São órgãos organizados pela igreja conforme suas necessidades e tipo de estrutura usada.

Os Departamentos, as Comissões ou Ministérios são organizados pela igreja, obedecendo os seguintes:
• A igreja pode optar por departamentos, ou Comissões, ou Ministérios. A opção depende do tipo de estrutura empregada;
• A igreja elege democraticamente os Diretores, Relatores e Ministros;
• A igreja elege democraticamente os participantes dos Departamentos, das Comissões e Ministérios;
• Os departamentos, as Comissões e os Ministérios estão subordinados a liderança da igreja.
 
O que são as organizações?
As organizações existem para o desenvolvimento das atividades na área de Educação Religiosa, Música e Ação Social.

As organizações estão ligadas diretamente a igreja, sendo sua liderança eleita pela igreja ou então, eleita pela própria organização, sendo m seguida homologada pela igreja.
 
Quais são os elementos bíblicos da estrutura organizacional da Igreja?
Os elementos da estrutura organizacional de uma igreja batista podem ser: bíblicos e extra-bíblicos.
Elementos bíblicos – Oficiais bíblicos.

São aqueles elementos mencionados na Bíblia e existentes na igreja neo-testamentária que subsistiram através dos séculos., são eles: Pastores, Diáconos e Evangelistas.
 
Quais os elementos extra-biblicos?
Elementos extra-bíblicos – Oficiais extra-bíblicos
São elementos que não tem origem bíblica, mas surgiram no decorrer da história, procurando atender as necessidades e os requisitos legais.
 
Quais os cargos que podem existir numa Igreja Batista?
• Presidente – moderador
• Vice-presidente – Vice-moderador
• Secretario e Vice-secretário
• Tesoureiro e Vice-tesoureiro
• Historiador
• Diretores de Departamentos
• Relatores de Comissões
• Ministros
 
Quais as Escolas que podem existir numa Igreja Batista?
• Escola Bíblica Dominical
• União Masculina Missionária
• União Feminina Missionária
• Uniões outras – Juniores/adolescentes/jovens/adultos
• Departamentos
• Comissões
• Ministérios.

DIRETORIA DE UMA IGREJA BATISTA
Responda sobre:
O pastor.
O pastor é aquele que apascenta.
O termo pastor é um termo que expressa ternura, afetividade, renúncia e amor.

Na prática o pastor é: presbítero, bispo e pastor.
É presbítero quando usa critérios, dando conselhos, tornando-se respeitado e mostrando dignidade do cargo que ocupa.

É bispo quando preside os trabalhos, as reuniões, organiza e supervisiona tudo, pois ele é o superintendente de todos os trabalhos de usa igreja.

É pastor, quando apascenta o rebanho, preparando-lhe pastagens, verdejantes (sermões, estudo e meditações espirituais e vitais) e guiando-o a águas tranqüilas.

O pastor é a pessoa responsável pela doutrina e alimentação espiritual da igreja.

Cabe ao pastor doutrinar o rebanho e cuidar das vidas que o Senhor as confiou.
 
Presidente.
Compete ao presidente, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º §  2º, lineas a), b), c), d), e).
Convocar e dirigir todas as assembléias da Igreja;
Representar a Igreja ativa e passivamente, judicial e extra- judicialmente;
Assinar escrituras de venda e compra, de hipoteca e outras, sempre mediante autorização prévia da Igreja nos termos deste Estatuto, juntamente com a diretoria;
Assinar as atas das assembléias da Igreja depois de aprovada, em assembléia;
Exercer voto de desempate nas assembléias da Igreja
É bom que se diga os seguintes:
O pastor-presidente é membro ex-ofício de todas as comissões existentes na igreja;
O pastor-presidente pode assumir a presidência ou diretoria de qualquer organização ligada a igreja, caso seja necessário.
Vice-presidente.
Compete ao presidente, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 3º
Substituir o Presidente nos seus eventuais impedimentos.

No entanto, salientamos que:
O Vice-presidente não assume a parte pastoral ou espiritual pois essa parte é exclusiva do pastor consagrado.
 
1º Secretário.
Compete ao 1º Secretário, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 4º, líneas a), b), c).
Redigir, lavrar em livro próprio, apresentar e assinar as atas das assembléias da Igreja;
Manter em ordem a documentação administrativa;
Receber e despachar a correspondência administrativa.
 
2º Secretário.
Compete ao 2º Secretário, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º  § 5º
Auxiliar ao 1º Secretário e substituí-lo em sua falta ou nos seus eventuais impedimentos.
 
1º Tesoureiro.
Compete ao 1º Tesoureiro, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 6º, líneas a), b).
Receber, guardar e contabilizar os valores da Igreja, efetuar os pagamentos por ela determinados e apresentar balancetes mensais e balanços anuais nas assembleias da Igreja;
Abrir, movimentar contas em Banco em nome da Igreja, juntamente com o Presidente da mesma.
 
2º Tesoureiro.
Compete ao 2º Tesoureiro, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 7º
Auxiliar o 1º Tesoureiro em suas funções e substituí-lo em sua falta ou nos seus eventuais impedimentos.
 
A IGREJA E SUA PARTE ADMINISTRATIVA
Quais os tipos de Sessões?
Chama-se sessões as reuniões em que os crentes deliberam a respeito de seus trabalhos.

As sessões podem ser:
• Regulares e extra-ordinárias
As Sessões Regulares são aquelas que se realizam nos dias já estabelecidos com antecedência.
As Sessões Extra-ordinárias são aquelas que se realizam quando as circunstâncias o exigirem, para tratar de algum assunto que não possa esperar até a sessão regular.
 
O Estatuto da Igreja estabelece regras sobre a questão nos Art. 8º e Art. 9º, do Capítulo III – Assembléias Administrativas.
 
Importante:
Os assuntos que serão tratados em sessão devem primeiro passar pela reunião de Obreiros ou Conselho da Igreja. Tal posição pode evitar momentos desagradáveis na hora da sessão.
As sessões da igreja devem ser sempre anunciada do púlpito, boletim ou outro meio.
 
Quais os cuidados que se deve ter quando na realização de uma Sessão?
• Os assuntos que serão tratados em sessão devem primeiro passar pela Diretoria da Igreja, ou então, pelo Reunião de Obreiros, ou Conselhos Administrativo da Igreja;
• Os assuntos que levantam divergências devem ser trabalhados com antecedência, evitando assim, confusão ou divisão;
• Antes de tratar qualquer assunto que mereça uma atenção toda especial, ou seja um assunto com possibilidade de levantar contenda ou divisão, deve-se observar os seguintes:
• Estatuto e Regimento Interno da Igreja;
• Quorum estabelecido para a decisão do assunto;
• Assinatura de presença da reunião;
• Em caso de votação secreta, as cédulas devem ser assinadas pelo Presidente da mesa e arquivadas por algum tempo.
 
Quais as técnicas que podem ajudar no bom andamento de uma Sessão?
• obreiro deverá conhecer as regras parlamentares, a fim de conduzir com sabedoria a Sessão;
• Antes de submeter uma proposta à votação, deve-se enunciá-la com muita clareza, para que os membros não fiquem confusos e venham a se queixar depois;
• Quando se notar que algum assunto merece mais amadurecimento, encaminhá-lo a uma comissão a fim de resolução melhor;
• Antes de se lançar algum assunto para apreciação do plenário é recomendável fazê-lo preceder de algumas considerações. Isto poupa tempo e evita discussões estéreis;
• livro de presença deve ser assinado por todos os membros presentes, pois, sem ele, não podemos provar a presença dos membros na hora da sessão;
• Quem dirige a sessão, no caso o obreiro, deve conhecer também, o Estatuto e o Regimento Interno da Igreja, evitando assim, decisões que podem ser anuladas depois.
 
A SECRETARIA DA IGREJA
Quais as qualificações do Secretário?
• Deve ser zeloso;
• Deve ter uma boa redação;
• Deve escrever legivelmente;
• Deve ser uma pessoa de maturidade;
• Deve ter boa educação e ser cordial.

Quais as responsabilidades do Secretário?
• Redigir as atas das sessões da igreja e passá-las para o livro de Atas;
• Expedir toda a correspondência da igreja (cartas de transferências, convites, requerimentos, etc.);
• Cumprimentar, cordialmente, todos os candidatos que se manifestarem nos apelos, anotando-lhes os nomes, idades e endereços;
• Lidar, diplomaticamente, com todos os decididos, bem como com os visitantes;
• Trazer sempre em dias o movimento estatístico (entrada e saída de membros);
• Zelar pelo fichário da igreja, a fim de que todas as anotações sejam completas.
 
Qual a importância da Ata?
A ata é o registro das decisões tomadas por uma Assembleia, por uma reunião de sociedade, por uma sessão da igreja;
A ata é um documento com validade garantida pela legislação, logo que depois de aprovada ou aceita pela Assembleia;
A ata é um registro histórico.
 
Como redigir uma Ata?
• Quem escreve as atas deve ser fiel aos acontecimentos e resumir, com linguagem bem cuidada, livre de palavras ferinas que possam envergonhar o autor em dias futuros;
• As atas devem ser escritas antes, em forma de anotações. As anotações devem acontecer da seguinte maneira:
• A secretário anotará o que está sendo dito, deixando de lado adjetivos, os advérbios, as preposições e as locuções prepositivas;
• Depois, com calma fará sua redação levando em conta as indicações mencionadas;
• Quando se tratar da matéria que exige linguagem técnica ou de um delicado ponto doutrinário, peça aos proponentes que encaminhem a noção à mesa, fazendo-os por escrito.
 
Como lidar com atas com implicações legais?
Todas as atas da igreja podem servir para fins legais quando, em quaisquer circunstância, os seus termos possam ser invocados como testemunho ou confirmação legítima em face da lei.

Mas, existe uma categoria de atas que são intrinsecamente de implicações legais, como as despesas do pastor, eleição e posse de nova diretoria, resolução sobre compra e venda de imóveis, etc.
 
Tais atas são numeradas na mesma sequência em que entram todas as atas da igreja, mas deve-se observar o seguinte:
Se forem realizadas dentro do curso de uma sessão regular, deve-se:
• Anotar na ata da sessão regular a interrupção dos trabalhos, para a sessão especial e depois reinicio e,
• Registrar a ata da sessão especial em separado, em sequência à regular, com o seu próprio número.
Depois do final da ata da sessão especial, deixar 12 linhas em branco para uso do Cartório (visto que tais atas deverão ser registradas em Cartório logo depois de sua aprovação).
 
Cuidados que se deve ter quando redigir as Atas?
• Não pode haver espaço em branco na ata, nem mesmo parágrafo. A Escrita deve ser sem inter-rupções;
• Não pode haver rasuras, em casos de erros, devendo usar as  expressões “em tempo” ou “digo” e colocar o certo em seguida;
• Os números devem ser escritos todos por extenso;
• Só quem pode assinar a ata é quem a redigiu;
• Secretário não poderá fazer proposta, mas pode votar.
 
TESOURARIA DA IGREJA
Quais as qualidades de um Tesoureiro?
• Deve ser uma pessoa educada;
• Deve ser uma pessoa desembaraçada;
• Deve ser uma pessoa que tenha, pelos menos, noções de contabilidade;
• Deve ser uma pessoa fiel;
• Deve ser assíduo às reuniões;
• Deve ser fiel dizimista.

Quais as funções do tesoureiro?
• Receber e distribuir todo o dinheiro, de todos as fontes, para os fins específicos;
• Liderar a discussão do plano financeiro da igreja;
• Ter sempre em mãos material para fornecer aos crentes novos, bem como cartões e envelopes, a fim de incentivá-los à prática da contribuição;
• Liderar a Campanha de Mordomia;
• Trazer os livros da tesouraria sempre em ordem;
• Fornecer, a quem solicitar, a “Declaração de Contribuições” para fins de Imposto de Renda;
• Depositar nos bancos as quantias arrecadadas durante a semana ou mês;
• Assinar cheques com o pastor ou outra pessoa que a igreja nomear.

Cuidados que o tesoureiro deve ter quando exerce a função?
• Evitar rasurar o livro razão e lançamentos;
• Entregar recibo aos contribuintes de dízimos e ofertas;
• Sempre que efetuar pagamento, solicitar o recibo;
• Não aceitar vales que venham a comprometer o saldo da tesouraria;
• Nunca emprestar dinheiro do caixa;
• Evitar conferir as ofertas dominicais sozinho. O certo é que o tesoureiro convide um diácono ou dois, ou a Comissão de Finanças para conferir os dízimos e as ofertas com ele, no final do culto;
• Levar em consideração o orçamento da igreja, observando as datas das obrigações normais;
• Arquivar todos os recibos de entradas e saídas em suas devidas pastas.
 
Qual a importância do orçamento da Igreja?
• orçamento é o quadro da visão financeira da igreja;
• orçamento revela a responsabilidade que a igreja assume para divulgar o evangelho, bem como para a edificação dos seus membros;
• orçamento é o meio pelo qual a igreja tem a sua orientação financeira tendo em vista a expansão e extensão da igreja;
• orçamento evita despesas desnecessárias e sem objetivos;
• orçamento nortea e estimula maior contribuição.
 
PROGRAMA E PLANEJAMENTO DA IGREJA
Quais os tipos de programas existentes numa Igreja?
A igreja tem a programação normal/regular e especial
- A programação normal é aquela que tem dia e hora marcada, tendo lugar prioritário;
- A programação especial é aquela que acontece, mas não necessariamente no mesmo dia e hora marcada.
 
O que é Calendário Anual da Igreja?
O Calendário Anual de Atividades é de grande utilidade para a igreja, pois ele prevê, com grande antecedência, todos os eventos e atividades da igreja.

O calendário Anual de Atividades pode trazer todas as atividades da igreja, sendo distribuído em dois grande blocos: Atividades normais/regulares e atividades especiais.

O que é Planejamento Geral da Igreja?
A igreja já conta com um planejamento para cinco anos de atividades.
No Planejamento Geral da Igreja podemos encontrar tudo o que a igreja quer realizar até o ano 2003.
O planejamento Geral é base para a programação de toda igreja.
 
HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA
Qual a origem do nome “Batista”?
Os discípulos de Jesus Cristo que vieram a ser designados pelo nome “batista” se caracterizavam pela sua fidelidade às Escrituras e por isso só recebiam em suas comunidades como membros atuantes pessoas convertidas pelo Espírito Santo de Deus.

Somente essas pessoas eram por eles batizados e não reconheciam como válido o batismo administrado na infância por qualquer grupo cristão, pois, para eles, crianças recém-nascidas não podiam ter consciência bem fundamentadas nos Evangelhos e nos restantes dos livros do Novo Testamento. A mesma fundamentação tinham todas as outras doutrinas que professavam.

Mas sua exigência de batismo só de convertidos é que mais chamou a atenção do povo e das autoridades, daí derivando a designação “batista” que muitos supõem ser uma forma simplificada de “anabatista”, “aquele que batiza de novo”.
 
A designação “batista” surgiu no século XVII mas aqueles discípulos de Jesus Cristo estavam espiritualmente ligados a todos os que, através dos séculos, procuraram permanecer fiéis aos ensinamentos das Escrituras, repudiando, mesmo com risco de vida, os acréscimos e corrupções de origem humana.
 
Caracterizam-se também os batistas pela intensa e ativa cooperação entre suas igrejas.
São chamados de “batistas” aqueles que fazem parte de qualquer igreja que se enquadra no que já foi dito anteriormente e no que se seguem.
 
Os batistas no decorrer dos séculos tem se apresentado como um movimento com princípios, doutrinas, costumes e práticas.

Os costumes e as práticas batistas são classificadas em litúrgicas e administrativas.
 
Quais os primeiros sinais do movimento batista?
Os batistas surgiram no decorrer da história por não concordar com a corrupção existentes nas chamadas “igrejas dominantes”, em especial a Igreja Católica Romana.
 
Quando estudamos a História da Igreja Cristã, observamos que desde muito cedo alguns cristãos começaram a protestar algumas práticas que começaram a surgir no meio da Igreja Cristã. Temos por exemplo, a boa doutrina cristã da salvação pela fé foi sendo substituída pela crença pagã da salvação pelas obras. As ordenanças cristãs – batismo e ceia, estabelecidas por Jesus Cristo, passaram a ser sacramentos, isto é, passaram a Ter valor em si mesmas para melhorar a vida daqueles que delas participassem e muitas outras mudanças.
 
Diante dos fatos a igreja cristã ficou cada vez mais paganizada, sendo preciso que grupos começassem a pregar contra tais práticas que eram contrárias a Bíblia. Esses grupos surgiram em diversos lugares ao mesmo tempo. E em 1600 e 1700, eles receberam o nome de “batistas”.
 
Logo se alguém pergunta sobre a origem dos batistas, pode-se oferecer a seguinte resposta: “Os batistas são cristãos que à semelhança de outros cristãos, através dos séculos fazem questão de conservar, pregar e viver as doutrinas cristãs expostas nas páginas do Novo Testamento”.
 
A Igreja Batista como nós temos hoje, tem sua origem quando e onde?
E claro que temos muito dos anabatistas, mas na realidade as igrejas batistas foram instituídas com vínculos no movimento puritano da Inglaterra.
 
Após muita perseguição, alguns grupos migraram da Inglaterra para Holanda, Asmsterdam, sendo o primeiro grupo liderado por John Smith e Thomas Helweys, em 1607.
 
Em 1609 eles (John Smith e Helweys) organizaram uma nova igreja em Asmsterdam, onde a condi-ção de membro se baseava na profissão de fé pessoal, voluntária, precedendo o batismo. Dois anos mais tarde (1611/12), alguns  membros da nova igreja, dirigidos por Thomas Helwys, retornaram a Inglaterra e lá tomaram parte no crescente movimento batista, que através de migrações, se espalhou pela América.

Assim podemos afirmar:
• O movimento batista teve origem na Holanda com John Smith e Thomás Helweys, em 1609, mas fincou suas bases no território  Inglês através da congregação de Thomás Helwys, em 1611/12, que se fixou em Spitalfield, nos arredores de Londres.
 
Quando e onde foi organizada a Primeira Igreja Batista no Brasil?
Bagby e Taylor preocupavam-se em descobrir qual o lugar que Deus lhes indicaria para iniciarem o trabalho propriamente missionário. Ao lado dos missionários estava também o ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque.

Salvador foi a cidade escolhida para ser o berço do trabalho batista do o Brasil, surgindo assim em 15 de Outubro de 1882 , a Igreja Batista na Bahia, hoje chamada a Primeira Igreja Batista do Brasil.
A primeira Igreja Batista do Brasil foi organizada com 05 membros.
 
Quando foi organizada a Convenção Batista Brasileira?
A Convenção Batista Brasileira foi fundada em 22 de Junho de 1907, na Bahia com 45 mensageiros (26 brasileiros e 19 missionários estrangeiros com seus familiares).

O primeiro nome adotado foi: Convenção das Igrejas Batistas do Brasil. No ano seguinte, 1908, foi mudado para Convenção Batista Brasileira.

O primeiro presidente da Convenção foi Francisco Fulgêncio Soren.

DOUTRINAS BÍBLICAS
O que crêem os batistas sobre:
Escrituras Sagradas?
A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.
É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.
Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo.
Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes, e promover a glória de Deus.
Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.
Revela o destino final do mundo e os critérios pelos quais Deus julgará todos os homens.
A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas a doutrina e a conduta dos homens.
Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.
 
Deus?
O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, eterno, infinito e imutável; é onipotente, onisciente e onipotente; é perfeito em santidade, justiça, verdade e amor.
Ele é criador, sustentador. Redentor, juiz e senhor da história e do universo, que governa pelo seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o seu eterno propósito e graça.
Deus é infinito em santidade e em todas as demais perfeições.
Por isso, a ele devemos todo o amor, culto e obediência.
Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas distintas mas sem divisão em sua essência.
 
Deus Pai?
Deus, como criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens.
Historicamente ele se revelou primeiro como pai ao povo de Israel, que escolheu consoante os propósitos de sua graça.
Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por adoção.
Aqueles que aceitam a Jesus Cristo e nele crêem são feitos filhos de Deus, nascidos pelo seu Espírito, e, assim, passam a tê-lo como Pai celestial, dele recebendo proteção e disciplina.
 
Deus Filho?
Jesus Cristo, um em essência com o Pai, é eterno Filho de Deus.
Nele, por ele e para ele, foram criadas todas as coisas.
Na plenitude dos tempos ele se fez carne, na pessoa real e histórica de Jesus Cristo, gerado pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria, sendo, em sua pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Jesus é a imagem expressa do seu Pai, a revelação suprema de Deus ao homem.
Ele honrou e cumpriu plenamente a lei divina e revelou e obedeceu toda a vontade de Deus.
Identificou-se perfeitamente com os homens, sofrendo o castigo e expiando a culpa de nossos pecados, conquanto ele mesmo não tivesse pecado.
Para salvar-nos do pecado, morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e, depois de aparecer muitas vezes a seus discípulos, ascendeu aos céus, onde à destra do Pai, exerce o seu eterno sumo sacerdócio.
Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens e o único e suficiente Salvador e Senhor.
Pelo seu Espírito ele está presente e habita no coração de cada crente e na igreja.
Ele voltará visivelmente a este mundo em grande poder e glória, para julgar os homens e consumar sua obra redentora.
 
Deus Espírito Santo?
O Espírito Santo, um em essência com o Pai e com o Filho, é pessoa divina.
É o Espírito da Verdade.
Atuou na criação do mundo e inspirou os homens a escreverem as Sagradas Escrituras.
Ele ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina.
No dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto à descida do Espírito Santo, ele se manifestou de maneira singular e irrepetível, quando os primeiros discípulos foram batizados no Espírito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo que é a Igreja.
Suas outras manifestações, constantes no livro de Atos dos Apóstolos, confirmam a evidência de universalidade do Dom do Espírito Santo a todos os que crêem em Cristo.
O batismo no Espírito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Espírito, à Igreja.
Ele dá testemunho de Jesus Cristo e o glorifica.
Convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Opera a regeneração final.
Habita no crente.
Guia-o em toda a verdade.
Capacita-o para obedecer à vontade de Deus.
Distribui dons aos filhos de Deus para a edificação do Corpo de Cristo e para o ministério da Igreja no mundo.
Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condições para a vida cristã vitoriosa e testemunhante.
 
Homem?
Por um ato especial, o homem foi criado por Deus à sua imagem e conforme à sua semelhança e disso decorrem o seu valor e dignidade.
Seu corpo foi feito do pó da terra e para o mesmo pó há de voltar. Seu espírito procede de Deus e para ele retornará.
O criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada. Criado para a glorificação de Deus.
Seu propósito é amar, conhecer e estar em comunhão com seu Criador, bem como cumprir sua divina vontade.
Ser pessoal e espiritual, o homem tem capacidade de perceber, conhecer e compreender, ainda que em parte, intelectual e experimentalmente, a verdade revelada, e tomar suas decisões em matéria religiosa, sem a mediação, interferência ou imposição de qualquer poder humano, seja civil ou religioso.
 
O pecado?
No princípio o homem vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus.
Mas, cedendo à tentação de Satanás, num ato de livre de desobediência contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunhão com Deus e dele ficou separado.
Em consequência da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal.
Todo pecado é cometido contra Deus, sua pessoa, sua vontade e sua lei.
Mas o mal praticado pelo homem atinge também o seu próximo.
O pecado maior consiste em não crer na pessoa de Cristo, o Filho de Deus, como Salvador pessoal.
Como resultado do pecado, da incredulidade e da desobediência do homem contra Deus, ele está sujeito à morte e à condenação eterna, além de se tornar inimigo do próximo e da própria criação de Deus.
Separado de Deus, o homem é absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e assim depende da graça de Deus para ser salvo.
 
Salvação?
A salvação é outorgada por Deus pela sua graça, mediante arrependimento do pecador e da sua fé em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.
O preço da redenção eterna do crente foi pago de uma vez por Jesus Cristo, pelo derramamento do seu sangue na cruz.
A salvação é individual e significa a redenção do homem na inteireza do seu ser.
É um Dom gratuito que Deus oferece a todos os homens e que compreende a regeneração, a justificação, a santificação e a glorificação.
 
Regeneração?
É o ato inicial da salvação em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, dele fazendo uma nova criatura em Cristo.
É obra do Espírito Santo em que o pecador recebe o perdão, a justificação, a adoção como filho de Deus, a vida eterna e o Dom do Espírito Santo.
Nesse ato o novo crente é batizado no Espírito Santo, é por ele selado para o dia da redenção final, e é liberto do castigo eterno dos seus pecados.
Há duas condições para o pecador ser regenerado; arrependimento e fé.
O arrependimento implica em mudança radical do homem interior, por força do que ele se afasta do pecado e se volta para Deus.
A fé é a confiança e aceitação de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade a ele por parte do pecador.
Nessa experiência de conversão o homem perdido é reconciliado com Deus, que lhe concede perdão, justiça e paz.
 
Justificação?
O ocorre simultaneamente com a regeneração, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absolve, no perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e de correção diante dos homens. Essa graça é concedida não por causa de quais quer obras meritórias praticadas pelo homem mas por meio de sua fé em Cristo.
 
Santificação?
É o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita.
Ela ocorre na medida da dedicação do crente e se manifesta através de um caráter marcado pela presença e pelo fruto do Espírito, bem como por uma vida de testemunho fiel e serviço consagrado a Deus e ao próximo.
 
Glorificação?
É ponto culminante da obra da salvação.
É o estado final, permanente, da felicidade dos que são redimidos pelo sangue de Cristo.
 
Eleição?
Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça.
Antes da criação do mundo, Deus, no exercício da sua soberania divina 1 à luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o Dom da salvação.
Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os homens.
A salvação do crente é eterna.
Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus.
Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus.
O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o Dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação.
 
Reino de Deus?
O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno.
É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei.
É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos.
A consumação do reino ocorrerá  com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus.
 
Igreja?
Igreja é uma congregação local de pessoas regenerados e batizados após profissão de fé.
É nesse sentido que a palavra “Igreja” é empregada no maior numero de vezes nos livros do Novo Testamento.
Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho.
As igrejas neotestamentárias são autônomas, tem governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo.
Há nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos.
As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus.
O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou o com prometimento da lealdade a Cristo e sua Palavra.
Cada igreja é um templo do Espírito Santo.
Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra “igreja” em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça.
Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus.
 
Batismo e Ceia do Senhor?
O batismo e a ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo Senhor Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.
O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal.
Simboliza a morte e o sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e também prenúncio da ressurreição dos remidos.
O batismo, que é condição para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: pão e o vinho.
Nesse memorial o pão representa o seu corpo dado por nós no Calvário e o vinho simboliza o seu sangue derramado.
A Ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a volta de Cristo e sua celebração pressupõe o batismo bíblico e o cuidadoso exame íntimo dos participantes.
 
Dia do Senhor?
O Domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão, satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito.
Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia.
Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que, pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo que, pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”
Nesse dias os cristãos devem abster-se de todo o trabalho secular, excetuado aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade.
Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.
 
Ministério da Palavra?
Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo.
Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial, para serviço distinto, definindo e singular do ministério da sua palavra.
O pregador da Palavra é um porta-voz de Deus entre os homens.
Cabe-lhe missão semelhante àquele realizada pelos profetas do Velho Testamento e pelos apóstolos do Novo Testamento, tendo o próprio Jesus como exemplo e padrão supremo.
A obra do porta-voz de Deus tem uma finalidade dupla: a de proclamar as boas-novas aos perdidos e a de apascentar os salvos.
Quando um homem convertido dá evidências de ter sido chamado e separado por Deus para esse ministério, e de possuir as qualificações estipuladas nas Escrituras para o seu exercício, cabe à igreja local a responsabilidade de separá-lo, formal e publicamente, em reconhecimento da vocação divina já existente e verificada em sua experiência cristã.
Esse ato solene de consagração é consumado quando os membros de um presbitério ou concílio de pastores, convocados pela igreja, impõe as mãos sobre o vocacionado.
O ministro da Palavra deve dedicar-se totalmente à obra para a qual foi chamado, dependendo em tudo do próprio Deus.
O pregador do evangelho deve viver do evangelho.
Às igrejas cabe a responsabilidade de cuidar e sustentar adequada e dignamente seus pastores.
 
Mordomia?
Mordomia é a doutrina bíblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas.
Todas as bênçãos temporais e espirituais procedem de Deus e por isso devem os homens a ele o que são e possuem e, também, o sustento.
O crente pertence a Deus porque Deus o criou e o remiu em Jesus Cristo.
Pertencendo a Deus, um crente é mordomo ou administrador da vida , das aptidões, do tempo, dos bens; da influência, das oportunidades, da personalidade, dos recursos naturais e de tudo o que Deus lhe confia em seu infinito amor, providência e sabedoria.
Cabe ao crente o dever de viver e comunicar ao mundo o evangelho que recebeu de Deus.
As Escrituras Sagradas ensinam que o plano específico de Deus para o sustento financeiro de sua causa consiste na entrega pelos crentes de dízimos e ofertas alçadas.
Devem eles trazer à igreja sua contribuição sistemática e proporcional com alegria e liberalidade, para sustento do ministério, das obras de evangelização, beneficência e outras.
 
Evangelização e Missões?
A missão primordial do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando a reconciliação do homem com Deus.
É dever de todo discípulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do evangelho, procurando fazer novos discípulos de Jesus Cristo em todas as nações, cabendo à igrejas batizá-los e ensiná-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou.
A responsabilidade da evangelização estende-se até aos confins da terra e por isso as igrejas devem promovera obra de missões, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para sua seara.
Educação Religiosa?
O ministério docente da igreja, sob a égide do Espírito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente.
A Palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem cristã.
O programa de educação religiosa nas igrejas são necessário para a instrução e o desenvolvimento de seus membros, a fim de “crescerem em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
Às igrejas cabe cuidar do doutrinamento adequado dos crentes, visando sua formação e desenvolvimento espiritual. Moral e eclesiástico, bem como motivação e capacitação sua para o serviço cristão, bem como motivação e capacitação sua para o serviço cristão e o desempenho de suas tarefas no cumprimento da missão da igreja no mundo.
 
Liberdade Religiosa?
Deus e somente Deus é o Senhor da consciência.
A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do homem, inerente à sua natureza moral e espiritual.
Por força dessa natureza, a liberdade religiosa não deve sofrer ingerência de qualquer poder humano.
Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus, segundo os ditames de sua consciência, livre de coações de qualquer espécie.
A Igreja e o Estado devem estar separados por serem diferentes em sua natureza, objetivos e funções.
É dever do Estado garantir o pleno gozo e exercício da liberdade religiosa, sem favorecimento a qualquer grupo ou credo.

O Estado deve ser leigo e a Igreja livre.
Reconhecendo que o governo do Estado é de ordenação divina para o bem-estar dos cidadãos e a ordem justa da sociedade, é dever dos crentes orar pela autoridades e a ordem justa da sociedade, é dever dos crentes orar pelas autoridades, bem como respeitar e obedecer às leis e honrar os poderes constituídos, exceto naquilo que se oponha à vontade e à lei de Deus.
 
Ordem Social?
Como o sal da terra e a luz do mundo, o cristão tem o dever de participar em todo esforço que tende ao bem comum da sociedade em que vive.
Entretanto, o maior benefício que pode prestar é anunciar a mensagem do evangelho; o bem-estar social e o estabelecimento da justiça entre os homens dependem basicamente da regeneração de cada pessoa e da prática dos princípios do evangelho na vida individual e coletiva.
Todavia, como cristãos, devemos estender a mão de ajuda aos órfãos, ás viúvas, aos anciãos, aos enfermos e a outros necessitados, bem como a todos aqueles que forem vítimas de quaisquer injustiça e opressões.
Isso faremos no espírito de amor, jamais apelando para quaisquer meios de violência ou discordantes das normas de vida expostas no Novo Testamento.
 
Família?
A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade.
Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.
O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões.
Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.
 
Morte?
Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em consequência do pecado, a morte se estende a todos.
A Palavra de Deus assegura a continuidade da consciência e da identidade pessoais após a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graça de Deus em Cristo enquanto estão neste mundo.
Com a morte está definido o destino eterno de cada homem.
Pela fé nos méritos do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragédia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus.
A esse estado de felicidade as Escrituras chamam “dormir no Senhor”.
Os incrédulos e impenitentes entram, a partir da morte, num estado de separação definitiva de Deus.
Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibição divina da busca de contato com os mortos, bem como a negação da eficácia de atos religiosos com relação aos que já morreram.
 
Justos e Ímpios?
Deus, no exercício de sua soberania, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final.
Em cumprimento à sua promessa, Jesus Cristo voltará a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glória.
Os mortos em Cristo serão ressuscitados e os crentes ainda vivos juntamente com eles serão transformados, arrebatados e se unirão ao Senhor.
Os mortos sem Cristo também serão ressuscitados.
Conquanto os crentes já estejam justificados pela fé, todos os homens comparecerão perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois através destas é que se manifestam os frutos da fé ou os da incredulidade.
Os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus.
Os justos, com corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu, com o Senhor.
 
Quais os ponto principias do Pacto das Igrejas Batistas?
Tendo sido levados pelo Espírito de Deus a aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, e tendo sido batizado, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos unânimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte pacto:
Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo, andar sempre unidos no amor cristão;
Trabalhar para que esta igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina;
Contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da igreja, para o auxílio dos pobres e para a propagação do evangelho em todas as nações.
Comprometemo-nos também a manter uma devoção particular, a evitar e condenar todos os vícios, a educar religiosamente os nossos filhos, a procurar a salvação de todo o mundo, a começar de nossos parentes, amigos e conhecidos;
A ser corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos e exemplares em nossa conduta;
A ser diligentes nos trabalhos seculares, a evitar a detração, a difamação e a ira, sempre e em tudo visando à expansão do Reino do Nosso Salvador.
Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros;
Lembrar-nos uns dos outros nas orações;
Ajudar-nos mutuamente nas enfermidades e necessidades;
Cultivar relações francas e a delicadeza no trato;
Estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quanto possível, a paz com todos os homens.
Finalmente comprometemo-nos a, quando sairmos desta localidade para outra, unir-nos a uma outra igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste pacto.
O Senhor nos abençoe e proteja para que sejamos fiéis e sinceros até a morte.
 

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