Estrutura eclesiástica

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA IGREJA BATISTA
Quais os pontos básicos que conservam a estrutura de uma Igreja Batista?
• Preservação da autonomia da igreja local;
• Preservação da democracia;
• Cooperação entre as igrejas co-irmãs;
• Sistema de governo congregacional.
 
Quais os elementos que compõem a estrutura organizacional de uma Igreja Batista?
Os elementos são os seguintes:
• Igreja – os membros
• Diretoria
• Corpo diaconal
• Departamentos/Comissões/Ministérios
• Organizações/Escolas
 
O que é a Igreja?
A igreja é composta por todos os membros, aceitos conforme os requisitos básicos estabelecidos pela própria igreja, a luz da Bíblia Sagrada.
 
O que é o pastor?
O pastor é o líder da igreja que tem como funções básicas os seguintes:
• Aconselhar – Presbítero;
• Organizar – Bispo;
• Apascentar – Pastor.
 
Ele é escolhido dentro do sistema (prática/costume) batista, de maneira democrática, recebendo sustento (proventos) pela execução do ministério.
 
O pastor da igreja é membro ex-ofício de todas as organizações da igreja, tendo livre acesso nas estruturas e atividades.
 
O que é a Diretoria?
A diretoria é composta por membros batizados e eleitos democraticamente, após indicação do plenário ou comissão, conforme o Estatuto e Regimento Interno estabelecido.

Dentro do sistema batista, o pastor é sempre o presidente ou moderador da igreja local.

Todos os componentes da diretoria devem ser pessoas responsáveis civilmente ( de maior ou emancipado), tendo em vista as exigências da Lei.
 
O que é o Corpo Diaconal?
O Corpo Diaconal é composto pelo diáconos eleitos pela igreja, tendo em vista o atendimento das necessidades da mesma.

O Corpo Diaconal funciona como uma espécie de assessoria pastoral, atuando na área de benevolência.

A existência do Corpo Diaconal na igreja depende do tamanho e da real necessidade existente.
 
O que são Departamentos/Comissões/Ministérios?
São órgãos organizados pela igreja conforme suas necessidades e tipo de estrutura usada.

Os Departamentos, as Comissões ou Ministérios são organizados pela igreja, obedecendo os seguintes:
• A igreja pode optar por departamentos, ou Comissões, ou Ministérios. A opção depende do tipo de estrutura empregada;
• A igreja elege democraticamente os Diretores, Relatores e Ministros;
• A igreja elege democraticamente os participantes dos Departamentos, das Comissões e Ministérios;
• Os departamentos, as Comissões e os Ministérios estão subordinados a liderança da igreja.
 
O que são as organizações?
As organizações existem para o desenvolvimento das atividades na área de Educação Religiosa, Música e Ação Social.

As organizações estão ligadas diretamente a igreja, sendo sua liderança eleita pela igreja ou então, eleita pela própria organização, sendo m seguida homologada pela igreja.
 
Quais são os elementos bíblicos da estrutura organizacional da Igreja?
Os elementos da estrutura organizacional de uma igreja batista podem ser: bíblicos e extra-bíblicos.
Elementos bíblicos – Oficiais bíblicos.

São aqueles elementos mencionados na Bíblia e existentes na igreja neo-testamentária que subsistiram através dos séculos., são eles: Pastores, Diáconos e Evangelistas.
 
Quais os elementos extra-biblicos?
Elementos extra-bíblicos – Oficiais extra-bíblicos
São elementos que não tem origem bíblica, mas surgiram no decorrer da história, procurando atender as necessidades e os requisitos legais.
 
Quais os cargos que podem existir numa Igreja Batista?
• Presidente – moderador
• Vice-presidente – Vice-moderador
• Secretario e Vice-secretário
• Tesoureiro e Vice-tesoureiro
• Historiador
• Diretores de Departamentos
• Relatores de Comissões
• Ministros
 
Quais as Escolas que podem existir numa Igreja Batista?
• Escola Bíblica Dominical
• União Masculina Missionária
• União Feminina Missionária
• Uniões outras – Juniores/adolescentes/jovens/adultos
• Departamentos
• Comissões
• Ministérios.

DIRETORIA DE UMA IGREJA BATISTA
Responda sobre:
O pastor.
O pastor é aquele que apascenta.
O termo pastor é um termo que expressa ternura, afetividade, renúncia e amor.

Na prática o pastor é: presbítero, bispo e pastor.
É presbítero quando usa critérios, dando conselhos, tornando-se respeitado e mostrando dignidade do cargo que ocupa.

É bispo quando preside os trabalhos, as reuniões, organiza e supervisiona tudo, pois ele é o superintendente de todos os trabalhos de usa igreja.

É pastor, quando apascenta o rebanho, preparando-lhe pastagens, verdejantes (sermões, estudo e meditações espirituais e vitais) e guiando-o a águas tranqüilas.

O pastor é a pessoa responsável pela doutrina e alimentação espiritual da igreja.

Cabe ao pastor doutrinar o rebanho e cuidar das vidas que o Senhor as confiou.
 
Presidente.
Compete ao presidente, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º §  2º, lineas a), b), c), d), e).
Convocar e dirigir todas as assembléias da Igreja;
Representar a Igreja ativa e passivamente, judicial e extra- judicialmente;
Assinar escrituras de venda e compra, de hipoteca e outras, sempre mediante autorização prévia da Igreja nos termos deste Estatuto, juntamente com a diretoria;
Assinar as atas das assembléias da Igreja depois de aprovada, em assembléia;
Exercer voto de desempate nas assembléias da Igreja
É bom que se diga os seguintes:
O pastor-presidente é membro ex-ofício de todas as comissões existentes na igreja;
O pastor-presidente pode assumir a presidência ou diretoria de qualquer organização ligada a igreja, caso seja necessário.
Vice-presidente.
Compete ao presidente, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 3º
Substituir o Presidente nos seus eventuais impedimentos.

No entanto, salientamos que:
O Vice-presidente não assume a parte pastoral ou espiritual pois essa parte é exclusiva do pastor consagrado.
 
1º Secretário.
Compete ao 1º Secretário, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 4º, líneas a), b), c).
Redigir, lavrar em livro próprio, apresentar e assinar as atas das assembléias da Igreja;
Manter em ordem a documentação administrativa;
Receber e despachar a correspondência administrativa.
 
2º Secretário.
Compete ao 2º Secretário, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º  § 5º
Auxiliar ao 1º Secretário e substituí-lo em sua falta ou nos seus eventuais impedimentos.
 
1º Tesoureiro.
Compete ao 1º Tesoureiro, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 6º, líneas a), b).
Receber, guardar e contabilizar os valores da Igreja, efetuar os pagamentos por ela determinados e apresentar balancetes mensais e balanços anuais nas assembleias da Igreja;
Abrir, movimentar contas em Banco em nome da Igreja, juntamente com o Presidente da mesma.
 
2º Tesoureiro.
Compete ao 2º Tesoureiro, conforme o Estatuto da Igreja Art. 6º § 7º
Auxiliar o 1º Tesoureiro em suas funções e substituí-lo em sua falta ou nos seus eventuais impedimentos.
 
A IGREJA E SUA PARTE ADMINISTRATIVA
Quais os tipos de Sessões?
Chama-se sessões as reuniões em que os crentes deliberam a respeito de seus trabalhos.

As sessões podem ser:
• Regulares e extra-ordinárias
As Sessões Regulares são aquelas que se realizam nos dias já estabelecidos com antecedência.
As Sessões Extra-ordinárias são aquelas que se realizam quando as circunstâncias o exigirem, para tratar de algum assunto que não possa esperar até a sessão regular.
 
O Estatuto da Igreja estabelece regras sobre a questão nos Art. 8º e Art. 9º, do Capítulo III – Assembléias Administrativas.
 
Importante:
Os assuntos que serão tratados em sessão devem primeiro passar pela reunião de Obreiros ou Conselho da Igreja. Tal posição pode evitar momentos desagradáveis na hora da sessão.
As sessões da igreja devem ser sempre anunciada do púlpito, boletim ou outro meio.
 
Quais os cuidados que se deve ter quando na realização de uma Sessão?
• Os assuntos que serão tratados em sessão devem primeiro passar pela Diretoria da Igreja, ou então, pelo Reunião de Obreiros, ou Conselhos Administrativo da Igreja;
• Os assuntos que levantam divergências devem ser trabalhados com antecedência, evitando assim, confusão ou divisão;
• Antes de tratar qualquer assunto que mereça uma atenção toda especial, ou seja um assunto com possibilidade de levantar contenda ou divisão, deve-se observar os seguintes:
• Estatuto e Regimento Interno da Igreja;
• Quorum estabelecido para a decisão do assunto;
• Assinatura de presença da reunião;
• Em caso de votação secreta, as cédulas devem ser assinadas pelo Presidente da mesa e arquivadas por algum tempo.
 
Quais as técnicas que podem ajudar no bom andamento de uma Sessão?
• obreiro deverá conhecer as regras parlamentares, a fim de conduzir com sabedoria a Sessão;
• Antes de submeter uma proposta à votação, deve-se enunciá-la com muita clareza, para que os membros não fiquem confusos e venham a se queixar depois;
• Quando se notar que algum assunto merece mais amadurecimento, encaminhá-lo a uma comissão a fim de resolução melhor;
• Antes de se lançar algum assunto para apreciação do plenário é recomendável fazê-lo preceder de algumas considerações. Isto poupa tempo e evita discussões estéreis;
• livro de presença deve ser assinado por todos os membros presentes, pois, sem ele, não podemos provar a presença dos membros na hora da sessão;
• Quem dirige a sessão, no caso o obreiro, deve conhecer também, o Estatuto e o Regimento Interno da Igreja, evitando assim, decisões que podem ser anuladas depois.
 
A SECRETARIA DA IGREJA
Quais as qualificações do Secretário?
• Deve ser zeloso;
• Deve ter uma boa redação;
• Deve escrever legivelmente;
• Deve ser uma pessoa de maturidade;
• Deve ter boa educação e ser cordial.

Quais as responsabilidades do Secretário?
• Redigir as atas das sessões da igreja e passá-las para o livro de Atas;
• Expedir toda a correspondência da igreja (cartas de transferências, convites, requerimentos, etc.);
• Cumprimentar, cordialmente, todos os candidatos que se manifestarem nos apelos, anotando-lhes os nomes, idades e endereços;
• Lidar, diplomaticamente, com todos os decididos, bem como com os visitantes;
• Trazer sempre em dias o movimento estatístico (entrada e saída de membros);
• Zelar pelo fichário da igreja, a fim de que todas as anotações sejam completas.
 
Qual a importância da Ata?
A ata é o registro das decisões tomadas por uma Assembleia, por uma reunião de sociedade, por uma sessão da igreja;
A ata é um documento com validade garantida pela legislação, logo que depois de aprovada ou aceita pela Assembleia;
A ata é um registro histórico.
 
Como redigir uma Ata?
• Quem escreve as atas deve ser fiel aos acontecimentos e resumir, com linguagem bem cuidada, livre de palavras ferinas que possam envergonhar o autor em dias futuros;
• As atas devem ser escritas antes, em forma de anotações. As anotações devem acontecer da seguinte maneira:
• A secretário anotará o que está sendo dito, deixando de lado adjetivos, os advérbios, as preposições e as locuções prepositivas;
• Depois, com calma fará sua redação levando em conta as indicações mencionadas;
• Quando se tratar da matéria que exige linguagem técnica ou de um delicado ponto doutrinário, peça aos proponentes que encaminhem a noção à mesa, fazendo-os por escrito.
 
Como lidar com atas com implicações legais?
Todas as atas da igreja podem servir para fins legais quando, em quaisquer circunstância, os seus termos possam ser invocados como testemunho ou confirmação legítima em face da lei.

Mas, existe uma categoria de atas que são intrinsecamente de implicações legais, como as despesas do pastor, eleição e posse de nova diretoria, resolução sobre compra e venda de imóveis, etc.
 
Tais atas são numeradas na mesma sequência em que entram todas as atas da igreja, mas deve-se observar o seguinte:
Se forem realizadas dentro do curso de uma sessão regular, deve-se:
• Anotar na ata da sessão regular a interrupção dos trabalhos, para a sessão especial e depois reinicio e,
• Registrar a ata da sessão especial em separado, em sequência à regular, com o seu próprio número.
Depois do final da ata da sessão especial, deixar 12 linhas em branco para uso do Cartório (visto que tais atas deverão ser registradas em Cartório logo depois de sua aprovação).
 
Cuidados que se deve ter quando redigir as Atas?
• Não pode haver espaço em branco na ata, nem mesmo parágrafo. A Escrita deve ser sem inter-rupções;
• Não pode haver rasuras, em casos de erros, devendo usar as  expressões “em tempo” ou “digo” e colocar o certo em seguida;
• Os números devem ser escritos todos por extenso;
• Só quem pode assinar a ata é quem a redigiu;
• Secretário não poderá fazer proposta, mas pode votar.
 
TESOURARIA DA IGREJA
Quais as qualidades de um Tesoureiro?
• Deve ser uma pessoa educada;
• Deve ser uma pessoa desembaraçada;
• Deve ser uma pessoa que tenha, pelos menos, noções de contabilidade;
• Deve ser uma pessoa fiel;
• Deve ser assíduo às reuniões;
• Deve ser fiel dizimista.

Quais as funções do tesoureiro?
• Receber e distribuir todo o dinheiro, de todos as fontes, para os fins específicos;
• Liderar a discussão do plano financeiro da igreja;
• Ter sempre em mãos material para fornecer aos crentes novos, bem como cartões e envelopes, a fim de incentivá-los à prática da contribuição;
• Liderar a Campanha de Mordomia;
• Trazer os livros da tesouraria sempre em ordem;
• Fornecer, a quem solicitar, a “Declaração de Contribuições” para fins de Imposto de Renda;
• Depositar nos bancos as quantias arrecadadas durante a semana ou mês;
• Assinar cheques com o pastor ou outra pessoa que a igreja nomear.

Cuidados que o tesoureiro deve ter quando exerce a função?
• Evitar rasurar o livro razão e lançamentos;
• Entregar recibo aos contribuintes de dízimos e ofertas;
• Sempre que efetuar pagamento, solicitar o recibo;
• Não aceitar vales que venham a comprometer o saldo da tesouraria;
• Nunca emprestar dinheiro do caixa;
• Evitar conferir as ofertas dominicais sozinho. O certo é que o tesoureiro convide um diácono ou dois, ou a Comissão de Finanças para conferir os dízimos e as ofertas com ele, no final do culto;
• Levar em consideração o orçamento da igreja, observando as datas das obrigações normais;
• Arquivar todos os recibos de entradas e saídas em suas devidas pastas.
 
Qual a importância do orçamento da Igreja?
• orçamento é o quadro da visão financeira da igreja;
• orçamento revela a responsabilidade que a igreja assume para divulgar o evangelho, bem como para a edificação dos seus membros;
• orçamento é o meio pelo qual a igreja tem a sua orientação financeira tendo em vista a expansão e extensão da igreja;
• orçamento evita despesas desnecessárias e sem objetivos;
• orçamento nortea e estimula maior contribuição.
 
PROGRAMA E PLANEJAMENTO DA IGREJA
Quais os tipos de programas existentes numa Igreja?
A igreja tem a programação normal/regular e especial
- A programação normal é aquela que tem dia e hora marcada, tendo lugar prioritário;
- A programação especial é aquela que acontece, mas não necessariamente no mesmo dia e hora marcada.
 
O que é Calendário Anual da Igreja?
O Calendário Anual de Atividades é de grande utilidade para a igreja, pois ele prevê, com grande antecedência, todos os eventos e atividades da igreja.

O calendário Anual de Atividades pode trazer todas as atividades da igreja, sendo distribuído em dois grande blocos: Atividades normais/regulares e atividades especiais.

O que é Planejamento Geral da Igreja?
A igreja já conta com um planejamento para cinco anos de atividades.
No Planejamento Geral da Igreja podemos encontrar tudo o que a igreja quer realizar até o ano 2003.
O planejamento Geral é base para a programação de toda igreja.

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