terça-feira, 3 de junho de 2014

OS BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

 
Introdução
Em nosso dias, muitas pessoas falam muito. Mas poucas pessoas sabem realmente o que estão falando. E em especial, no meio evangélico. Onde normalmente o egoísmo tem domínio, pois todo mundo quer saber mais que todo mundo.
 
E o assunto é mais sério quando entramos para áreas que envolve uma ação so-brenatural, como é por exemplo a questão dos dons espirituais.
 
Os movimentos “carismáticos” e “pentecostais” muitas vezes atropelam a questão dos dons, causando uma certa desarmonia no ensinamento bíblico, quando não, causando confusão na cabeça de muita gente. Daí, algumas citações e acusações ditas contra aqueles que são sóbrios e buscam de modo inteligente uma explicação para algumas coisas que acontecem no meio da igreja e que normalmente não temos uma explicação coerente.
 
Nós, os batistas somos por demais perseguidos e muitos nos acusam de não usar os dons espirituais, como acontece em algumas igrejas chamadas “carismáticas”  ou “pentecostais” . Mas será que os “carismáticos”  e “pentecostais” sabem definir realmente o que se constitui Dom? Será que o que acontece no meio de muitos grupos evangélicos tem a ação do Espírito Santo?
 
E nós, os batistas?  Realmente desprezamos os dons espirituais?
 
No presente estudo, tentarei oferecer um estudo sistemático sobre os dons espiri-tuais, bem como o seu emprego na igreja.  Daí, estudaremos um pouco sobre o significa dos dons, a classificação dos dons, o propósito dos dons, erros cometidos quanto aos dons e por fim a relação dos dons segundo o Novo Testamento.
 
O SIGNIFICADO DOS DONS
Em I Coríntios 12, encontramos duas palavras no original grego, que determinam a natureza dos dons espirituais:

CHARISMA = Dom, marca divina;
PNEUMÁTIKOS = Aquilo que é espiritual.
A palavra Charisma significa marca divina.  Na verdade, Charisma quer dizer: “um Dom conferido sem mérito ou direito”.
 
Há no Novo Testamento as seguintes listas de dons:
Rm 12. 6-8
Profecia, ministério, ensino, exortação, beneficência, liderança, miseri-córdia. Um total de sete dons.
I Co 12.8-10
Sabedoria, ciência, fé, cura, operação de milagres, profecia, discerni-mento de espíritos, variedades de línguas, interpretação de línguas. Um total de nove dons.
I Co 12.28-30
Apostolado, profetas, ensino, operação de milagres, cura, beneficência, governos, variedades de línguas, interpretação de línguas. Um total de nove dons.
Ef. 4.11,12
Apóstolos, profetas, evangelístas, pastores e mestres. Um total de cinco dons.
 
CLASSIFICAÇÃO DOS DONS
Os dons podem ser divididos em:
1. OS DONS DE PROCLAMAÇÃO - Profetas, apóstolos, evangelistas e pasto-res.
2. OS DONS DE INSTRUÇÃO E ENSINO - Ensino, exortação, sabedoria, e ci-ência.
3. OS DONS DE BENEFICÊNCIA - Ministério, o que reparte, misericórdia e socorros.
4. OS DONS DE GLOSSOLALIA - Variedades de línguas e interpretação de línguas.
5. OS DONS DE CURA E OPERAÇÃO DE MILAGRES -  Curas e milagres
6. OUTROS DONS -  Fé, discernimento de espírito, presidência e governos.
 
PERMANÊNCIA DOS DONS
Os dons espirituais podem ser permanentes ou transitórios, podendo até mesmo serem extintos (Veja I Co 13.8,13).
 
O PROPÓSITO DOS DONS
Os dons dados tem como propósito: a edificação do corpo de Cristo. Eles são equipamentos de Deus para capacitar os crentes.  Logo concluímos:
• Os dons são concedidos para edificação do Corpo de Cristo e não para a glória pessoal do crente;
• Aquele que possui o Dom ou dons é apenas um instrumento;
• Os dons são destinados ao trabalho e para o trabalho e não para indicar o caráter do crente.
 
ERROS COMUNS QUANTO AO USO DOS DONS ESPIRITUAIS
1. A IDÉIA DE EXCLUSSIVIDADE DE DONS
São alguns crentes ou grupos que buscam exclusividade para certos dons. Estão preocupados em receber um Dom específico, como é o caso do Dom de línguas.
2. SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE
São crentes ou grupos que adotam certo sentimento de superioridade pelo fato de possuírem determinados dons que lhes parecem muito importante.
3. OS DONS COMO SINAIS DE ESPIRITUALIDADE
São crentes ou grupos que acham que só podem receber os dons depois de atingir um determinado grau de crescimento espiritual.
 
A RELAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS CONFORME O NOVO TESTAMENTO
01. Apóstolos – I Co 12.28; Ef 4.11
Apóstolo é uma palavra grega que significa “mensageiro” ou “enviado”. Na relação dos apóstolos entra os doze escolhidos e enviados por Jesus e também obreiros credenciados e comissionados por alguma igreja, como: Barnabé, At 13.2; Andrônico e Junias, Rm 16.7; Silas (Silvano), I Ts 1.1; outros, I Co 9.5; II Co 8.23. O ministério dos apóstolos não se limitava a uma igreja local mas, estendia-se a todas às igrejas.
 
02. Profetas – Rm 12.6; I Co 12.10; Ef 4.11
A função do profeta no Novo Testamento é mais a de um pregador do que a de quem prevê o futuro. A ênfase não está na previsão, mas era aquele que apresentava a mensagem de Deus “para edificação, exorta-ção e consolação” I Co 14.3.
 
03. Evangelistas – Ef 4.11
A palavra evangelista quer dizer “anunciador de boas-novas”.  O termo só é mencionado três vezes no Novo Testamento, a saber: At 21.8; Ef 4.11 e II Tm 4.5.
 
04. Pastores – Ef 4.11
A palavra pastor, significa “protetor”  e “apascentador”. Apesar de ser função especificada  pelo Senhor para as suas igrejas, em Atos e nas Epístolas só aparece uma vez, aplicada a obreiros de uma igreja.
 
05. Mestres – Rm 12.7; I Co 12.28; Ef 4.11
El algumas traduções aparece a palavra “doutores”. Refere-se aos que recebem o dom de ensinar a Palavra de Deus, especialmente aos novos decididos.
 
06. Beneficência – Rm 12.8; I Co 12.28
Este Dom se revela no desejo que o crente demonstra de usar os bens materiais para atender às necessidades do próximo.
 
07. Fé – I Co 12.9
O Dom significa um tipo de fé que capacitava o crente a fazer grandes coisas para Deus ( I Co 13.2; Hb Mc 5.34; 10.52). O apóstolo Paulo não se referia à fé em Cristo para salvação.
 
08. Curas – I Co 12.9, 28,30
Este Dom é a intervenção sobrenatural de Deus, por meio de um agente humano, para restaurar a saúde do corpo.
 
09. Milagres – I Co 12.10
A palavra, usada por Paulo, significa “poderes” .  É uma demonstração do poder que opera fora das leis que regem o mundo natural. Os dons miraculosos tinham inicialmente o propósito de dar autenticidade aos
apóstolos como mensageiros de Deus, conforme  At 14.3; II Co 11.13; 12.12.
10. Variedades de línguas – I Co 12.10,28
É  a capacitação dada por Deus para proclamar suas verdades (a mensagem do evangelho) de modo inteligível, através de idiomas não aprendidos anteriormente por parte daquele que fala.
 
11. Exortação – Rm 12.8; I Ts 4.18; 5.11
O Dom de exortação envolve não só a exortação, mas também o conforto e o encorajamento. O crente que tem o Dom da exortação é aquele que procura colocar-se ao lado de alguém, simpatizar com ele, compreender seu problema e confortá-lo  com uma palavra de exortação. Exortar também é repetir o ensino deixado pelos apóstolos, para edificar os crentes, ensinar-lhes o modelo de comportamento cristão e prepará-los para o dia do Senhor.
 
12. Palavra de sabedoria – I Co 2.4,5; 12.8
A sabedoria mencionada no texto, não se trata de uma sabedoria deste mundo, mas da sabedoria de Deus, revelada pelo Espírito Santo.
 
A palavra de sabedoria é uma instrução proferida a uma pessoa ou gru-po, produzida não pela capacidade humana, mas pela ação do Espírito. É também a capacitação para testemunhar em situações de crise e perseguição.
 
13. Palavra de ciência – I Co 12.8
É  o mesmo que a palavra de conhecimento. Esse Dom consiste num co-nhecimento profundo da Palavra de Deus para poder transmitir aos ou-tros.
 
14. Ministério – Rm 12.7
É o Dom que se caracteriza  pelo  servir. A palavra ministério, usada em Rm 12.7, é o mesmo que serviço. A palavra grega é diakonia, da mesma raiz da palavra diácono.
 
15. Misericórdia – Rm 12.8
Trata-se da misericórdia que alguém tem para com as pessoas pobres, tristes, aflitas e especialmente para com os órfãos e viúvas. É um Dom que leva o crente a simpatizar com aqueles que experimentam qualquer aflição e sofre juntamente com eles.
 
16. Socorros – I Co 12.28
O Dom de socorros pode ser entendido de duas maneiras: primeiramen-te pode ser entendido como a capacitação concedida à alguns crentes para ajudarem os pastores e líderes, dividindo com eles as responsabili-dades administrativas e beneficentes da igreja; em segundo, é seme-lhante ao uso da misericórdia. Trata-se de prestar auxílio direto aos oprimidos, órfãos e viúvas.

17. Discernimento de espíritos – I  Jo 4.1-3
É a capacidade dada por Deus a alguns crentes para distinguir o falso do verdadeiro profeta.
 
18. Governos – I Co 12.28
Esse Dom tem a ver com a capacitação para líderes na igreja de Cristo. Indica a prova de habilidade dada por Deus para assumir uma posição de liderança na igreja. O Dom tem muito haver com a capacidade de administrar.
19. Presidência – Rm 12.8
É um Dom ligado a liderança na igreja. A expressão quer dizer “aquele que está de pé, à frente”,  e tem como alvo a liderança que alguém exerce na igreja, alguém que foi colocado por Deus com esse Dom dado pelo mesmo.
 
20. Interpretação de línguas – I Co 12.10
É a capacitação que o crente receber para interpretar alguém que fala em línguas inteligível. De acordo com os ensinamentos bíblicos, esse Dom não depende de aprendizagem, mas é um Dom, ou melhor, algo dado por Deus. Segundo o que a Bíblia recomenda o Dom de interpreta-ção de línguas deve acompanhar o Dom de variedades de línguas.
 
Conclusão
Crêem os batistas nos dons? Sim, os batistas crêem nos dons,  no entanto diferem muito do que é ensinado na maioria das igrejas “carismáticas”  e “pentecostais” .  Na verdade, o que vemos e ouvimos do que muita gente coloca o nome de “dons”  não passa de emocionalismo, histerismo e confusão.
 
Na verdade,  sabemos pela  Palavra de Deus que :
Um mesmo Espírito confere vários dons; o Espírito manifesta-se através de vários dons; um Dom não é comum a todos; nenhum crente possui todos os dons; nenhum crente está sem, pelo menos, um Dom; o Dom transcende as habilidades e talentos materiais da pessoa; os dons são conseqüência do novo nascimento, e não do nascimento natural; o melhor Dom se encontra registrado em I Co 12.31; o pecado afeta o fruto, mas não o Dom; o Dom só tem valor e edifica a igreja quando usado pelo Espírito Santo e não pela carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário