terça-feira, 3 de junho de 2014

OS BATISTAS E O ESPÍRITO SANTO

 
Introdução
É comum ouvirmos de alguns “pentecostais” as seguintes afirmações:
“Os batistas não têem o Espírito Santo”
“Os batistas não acreditam no Espírito Santo”.
“Os batistas rejeitam o Espirito Santo”.
“Os batistas não crêem nos dons do Espírito Santo.”
“Os batistas não têem o fogo do Espírito”.
Será que as afirmações estão corretas?
 
A resposta é: Estão errados e não afirmam a verdade.
 
Digamos que nós os batistas não cremos como crêem os “pentecostais” ou “carismáticos”. Pois fazemos uma interpretação coerente das passagens bíblicas sobre o assunto. Evitamos o sensacionalismo, rejeitamos os desejos meramente humanos  e nos apegamos as Escrituras, buscando a interpretação dentro das regras da hermenêutica.
 
Daí então, algumas explicações básicas para os novos decididos que muitas vezes são atacados por “pentecostais” e “carismáticos”.
 
Cremos que existe diferença entre o Dom do Espirito Santo e os Dons do Espírito Santo.
A primeira providência de Jesus Cristo, ao subir para os céus foi outorgar poder à sua igreja, para enfrentar o inevi-tável conflito entre a luz e as trevas.

Deus conferiu esses dons através do seu Espírito Santo e é através de sua interferência que eles se desenvolvem. Sem esses dons, a igreja seria como qualquer outra instituição. Em I Coríntios 14, Paulo disciplina o uso de um desses dons.
 
Dom e dons
Nós, os batistas, fazemos distinção entre DOM DO ESPÍRITO SANTO e DONS DO ESPÍRITO SANTO.

O Dom do Espírito Santo foi dado à igreja, em sua resposta à oração de Jesus Cristo e como cumprimento da pro-messa do Pai (Jo 16.7; 7.39; Is 44.3; Joel 2.28; At 2.17,33,38; Jo 14.17,26).
Os Dons do Espírito Santo são dados aos crentes, individualmente, segundo a vontade do Espírito Santo e a soberania do Pai (Ef 4.8).

O Dom do Espírito Santo foi dado ao Corpo de Cristo, a Igreja, sem discriminação.

No entanto, os Dons do Espírito Santo são conferidos, de acordo com a vontade do Pai, aos crentes.
O Dom do Espírito Santo é dado, igualmente, a todos, sem distinção alguma. Depois, são dados os Dons, que são diferentes, para diferentes pessoas(I Co 12.4,11).
 
Cremos que o Dom do Espírito Santo eqüivale ao Batismo do Espírito Santo.
E aqui fazemos algumas considerações importantes:
O que é o batismo do Espírito Santo
• O batismo do Espírito Santo é a colocação do cristão no corpo de Cristo.
• A Bíblia diz que na salvação o Espirito Santo causa a regeneração, dando-nos vida.
• O batismo do Espírito Santo é uma obra que cabe somente a ele mesmo.
• O batizador é o Espirito Santo. Nós somos colocados no corpo de Cristo em virtude da ação do Espírito Santo em nós.
• O batismo do Espirito Santo é um ato que não se repete.
• O batismo do Espírito Santo é um experiência universal para todos os cristãos.
 
Cremos que todos os crentes recebem o DOM DO ESPÍRITO SANTO NA CONVERSÃO.
E a nossa base para a afirmação se encontra na Bíblia e não em nossas experiências pessoais. Senão vejamos:
“Isto ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem...” (Jo 7.39)
“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa... “ (Ef 1.13)
“Pois se Deus lhes concedeu o mesmo Dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (At 11.17)
“...Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando creste?...” (At 19.2)
“...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o Dom do Espírito Santo.” (At 2.37,38)
 
Temos outros textos que afirmam que aquele que crê em Cristo tem o Espírito Santo, os quais são: Ez 36.27; Jo 3.3,6; 14.17; Rm 8.9,16; I Jo 2.20,27; 3.24; 4.13; 5.1; I Co 6.19; II Co 4.13; Gl 4.6.
 
E aqui consideramos ainda os seguintes:
Não existe na Bíblia nenhuma recomendação quanto a busca do batismo do Espírito Santo. Ao crente é recomendado ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). O Ser cheio do Espírito Santo não é equivalente a ser batizado. O Ser cheio do Espírito Santo é uma ação contínua.
O batismo do Espírito Santo é posicional e não experimental.
O batismo do Espírito Santo é instantâneo(At 2.38; 5.32).
O batismo do Espírito Santo é constante – é para sempre(Is 59.21; I Jo 2.27; I Pe 4.14).
O batismo do Espírito Santo coloca o crente em posição para receber o poder de Deus(At 1.8).
 
Assim como a morte de Jesus Cristo não pode se repetir para que alguém possa ser salvo, ... assim também, o dia de pentecoste não pode se repetir para que alguém possa receber o Espírito Santo.
 
Ambos foram acontecimentos históricos que não se repetem. O Espírito Santo é recebido por meio da fé (Gl 3.14).
 
Cremos que existe diferença entre Dons e Fruto do Espírito Santo.
Outra distinção que devemos fazer é a respeito dos DONS e FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.
 
DONS referem-se a capacitação dadas por Deus para o exercício da atividades no Corpo de Cristo, a Igreja, visando a edificação do mesmo; FRUTO dizem respeito às qualidades de caráter do cristão.
 
O FRUTO não é adição, mas resultado. É uma qualidade de caráter e pode ser produzido em qualquer vida cristã.
 
A palavra DONS está no plural, mas o FRUTO está no singular (Gl 5.22,23).
 
Os DONS podem ser imitados por Satanás (milagres, curas, línguas, etc), mas jamais poderá imitar ou reproduzir o resultado do FRUTO DO ESPÍRITO SANTO; amor, paz, alegria, etc.
 
Cremos que existe diferença entre o batismo no Espírito Santo e a Plenitude do Espírito Santo
Na realidade, entre os pentecostais, existe uma confusão em torno das expressões “BATISMO NO ESPÍRITO SANTO” e “PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO”.
 
E é aqui que os grupos pentecostais embolam o meio de campo.
 
A expressão “BATISMO NO ESPÍRITO SANTO” indica o momento em que a pessoa recebe a Cristo em sua vida. O que implica em dizer que quando a pessoa se converte, ela é batizada com o Espírito Santo.
 
Ninguém pode receber apenas um terço da divindade (o DEUS FILHO), sem receber o (DEUS PAI E DEUS ESPÍ-RITO SANTO), Rm 8.9.
 
Com base na afirmação bíblica, nenhum crente precisa pedir um batismo no Espírito Santo, ou aguardar uma Segunda benção.
 
A benção da presença de Deus (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO) já é completa por ocasião da conversão, do novo nascimento.
 
A expressão “Plenitude do Espírito Santo” ou “Cheio do Espírito Santo” indica o processo de santificação ou cres-cimento espiritual (Ef 5.18-21); Gl 5.16-26). Esse crescimento será maior ou menor, dependendo da disposição que cada crente tenha de consagrar-se a Deus.
 
No entanto, a expressão “cheio do Espírito Santo” tem haver com a capacitação momentânea do Espírito Santo para a realização de uma tarefa específica (At 4.8; 13.9) e também denota uma qualidade permanente (At 6.3,5; 7.55; 11.24).
 
As igrejas batistas da convenção são unânimes no seguinte: “uma pessoa é batizada no Espírito Santo, quando aceita a Cristo e isso só acontece uma vez. Mas já a plenitude do Espírito Santo é uma ação contínua e crescente e pode acontecer que o crente seja cheio do Espírito para realizar uma tarefa específica, o que pode se repetir várias vezes”.
 
Doutrinariamente os batistas reconhecem a ação do Espírito Santo no decorrer na história da revelação da seguinte maneira:
No Velho Testamento
O Espírito Santo descia em dados momentos, para uma realização específica, mas não habitava continuamente em seu povo( Ne 9.20; Ne 9.20);
O Espírito Santo operava através de líderes, mas não através de todo o povo(Jz 11.29; 14.6,19; 15.14).
No Novo Testamento
A presença do Espírito Santo se encontra entre e em todo o povo de Deus(At 5.3,4,9; 28.25,26);
O Espírito Santo opera de forma contínua e habita em cada pessoa salva(Rm 8.9-11,14).
 
A visão dos “pentecostais” ou “carismáticos” quanto a ação do Espírito Santo ainda é a mesma do Velho Testamento. E aqui encontramos uma dificuldade teológica que não pode resolvida tendo como base a emoção ou a experiência humana.
 
Conclusão
Cremos que o falar em língua estrangeira (língua estranha) não se constitui sinal do batismo com o Espírito Santo
Os “pentecostais” bem como os “carismáticos” afirmam que o sinal de que alguém tenha sido batizado com o Espírito Santo é o “falar em línguas”. No entanto, em nenhuma parte da Bíblia encontramos tal ensinamento.
 
A evidência de alguém tem ou não o Espírito Santo é moral, não miraculosa, e reside no fruto do Espírito Santo, não nos dons do Espírito. Os crentes em Corinto, os coríntios, que tinham sido batizados com o Espírito e ricamente dotados dos dons do Espírito, mesmo assim provaram ser cristãos “não espirituais”, porque lhes faltava a qualidade moral do amor (I Co 3.1-4).
 
Se constitui algo obrigatório para os “pentecostais” e “carismáticos” o falar em língua como evidência do batismo com Espírito Santo. No entanto, não é assim que vemos no caso do apóstolo Paulo (At 9.17,18).

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