terça-feira, 3 de junho de 2014

OS BATISTAS CRÊEM NO ESPÍRITO SANTO?

Introdução
É comum ouvirmos de alguns “pentecostais” as seguintes afirmações:
“Os batistas não têem o Espírito Santo”
“Os batistas não acreditam no Espírito Santo”.
“Os batistas rejeitam o Espirito Santo”.
“Os batistas não crêem nos dons do Espírito Santo.”
 
Será que as afirmações estão corretas?
 
Como resposta temos: Os “pentecostais” e os “carismáticos”  estão errados e não afirmam a verdade.
 
Digamos que nós os batistas não cremos como crêem os “pentecostais” ou “carismáticos”. Pois fazemos uma interpretação coerente das passa-gens bíblicas. Evitamos o sensacionalismo, rejeitamos os desejos mera-mente humanos  e nos apegamos as Escrituras, buscando a interpreta-ção dentro das regras da hermenêutica.
 
Daí então, algumas explicações básicas para os novos decididos que muitas vezes são atacados por “pentecostais” e “carismáticos”.
 
Cremos que existe diferença entre o Dom do Espirito Santo e os Dons do Espírito Santo.
A primeira providência de Jesus Cristo, ao subir para os céus foi outorgar poder à sua igreja, para enfrentar o inevitável conflito entre a luz e as trevas.
 
Deus conferiu esses dons através do seu Espírito Santo e é através de sua interfe-rência que eles se desenvolvem. Sem esses dons, a igreja seria como qualquer outra instituição. Em I Coríntios 14, Paulo disciplina o uso de um desses dons.
 
Cremos que existe diferença entre o Dom e os dons do Espírito Santo
Nós, os batistas, fazemos distinção entre DOM DO ESPÍRITO SANTO e DONS DO ESPÍRITO SANTO.
 
O Dom do Espírito Santo foi dado à igreja, em sua resposta à oração de Jesus Cristo e como cumprimento da promessa do Pai (Jo 16.7; 7.39; Is 44.3; Joel 2.28; At 2.17,33,38; Jo 14.17,26).
 
Os Dons do Espírito Santo  são dados aos crentes, individualmente, segundo a vontade do Espírito Santo e a soberania do Pai (Ef 4.8).
 
O Dom do Espírito Santo foi dado ao Corpo de Cristo, a Igreja, sem discriminação.
 
No entanto, os Dons do Espírito Santo são conferidos, de acordo com a vonta-de do Pai, aos crentes.

O Dom do Espírito Santo é dado, igualmente, a todos, sem distinção alguma. Depois, são dados os Dons, que são diferentes, para diferentes pessoas(I Co 12.4,11).
 
Cremos que o Dom do Espírito Santo eqüivale ao Batismo do Espírito Santo.

E aqui fazemos algumas considerações importantes:
O que é o batismo do Espírito Santo
• O batismo do Espírito Santo é a colocação do cristão no corpo de Cristo.
• A Bíblia diz que na salvação o Espirito Santo causa a regeneração, dando-nos vida.
• O batismo do Espírito Santo é uma obra que cabe somente a ele mesmo.
• O batizador é o Espirito Santo. Nós somos colocados no corpo de Cristo em virtude da ação do Espírito Santo em nós.
• O batismo do Espirito Santo é um ato que não se repete.
• O batismo do Espírito Santo é um experiência universal para todos os cristãos.
 
Cremos que todos os crentes recebem o DOM DO ESPÍRITO SANTO NA CONVERSÃO.

E a nossa base para a afirmação se encontra na Bíblia e não em nossas experiên-cias pessoais. Senão vejamos:
“Isto ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem...” (Jo 7.39)
“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa... “ (Ef 1.13)
“Pois se Deus lhes concedeu o mesmo Dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (At 11.17)
“...Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando creste?...” (At 19.2)
“...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o Dom do Espírito Santo.” (At 2.37,38)
 
Temos outros textos que afirmam que aquele que crê em Cristo tem o Espírito Santo, os quais são: Ez 36.27; Jo 3.3,6; 14.17; Rm 8.9,16; I Jo 2.20,27; 3.24; 4.13; 5.1; I Co 6.19; II Co 4.13; Gl 4.6.
 
E aqui consideramos ainda os seguintes:
Não existe na Bíblia nenhuma recomendação quanto a busca do batismo do Espírito Santo. Ao crente é recomendado ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). O Ser cheio do Espírito Santo não é equivalente a ser batizado. O Ser cheio do Espírito Santo é uma ação contínua.
O batismo do Espírito Santo é posicional e não experimental.
O batismo do Espírito Santo é instantâneo(At 2.38; 5.32).
O batismo do Espírito Santo é constante – é para sempre(Is 59.21; I Jo 2.27; I Pe 4.14).
O batismo do Espírito Santo coloca o crente em posição para receber o poder de Deus(At 1.8).
 
Assim como a morte de Jesus Cristo não pode se repetir para que alguém possa ser salvo, ... assim também, o dia de pentecoste não pode se repetir para que alguém possa receber o Espírito Santo.
 
Ambos foram acontecimentos históricos que não se repetem. O Espírito Santo é recebido por meio da fé (Gl 3.14).
 
Um texto muito usado pelos pentecostais para a alegação da necessidade de uma Segunda bênção é o texto de Mateus 3.8-12.
 
Dizem os pentecostais que o vs 11, do capítulo 3 de Mateus é uma referência ao batismo com água e depois ao batismo com Espírito Santo. Será isso verdade? Se não fosse as regras da hermenêutica e da exegese, poderíamos dizer que a inter-pretação citada estava correta. No entanto a interpretação alegada como sendo verdadeira pelos pentecostais não resiste uma investigação das regras citadas.
 
Senão vejamos:
Batizo com água, v 11
O ministério de João era o de salvar, e assim notamos que o batismo não tem mé-rito por si mesmo. Esse batismo era símbolo do arrependimento, e não o próprio arrependimento. Era algo que servia para atrair a atenção do povo, preparando-o e orientando-o para receber o batismo real, o batismo de Jesus Cristo, o mi-nistério espiritual do Messias.
 
Nesse ministério reside o poder real, a verdadeira vida, que o batismo com água ( ou seja, o ministério pessoal de João) jamais poderia produzir.
 
...batizará com Espírito Santo e com fogo
O batismo com Espírito Santo é acontecerá aos cristãos, àqueles que aceitam a sua mensagem. O expressão apresenta Jesus Cristo como Salvador, Redentor, Advogado; representa a salvação.
 
O batismo com fogo é o acontecerá aos ímpios que rejeitam a salvação que há em Cristo. A expressão apresenta Jesus Cristo como Juiz. Representa o julgamento.
 
Confirme lendo o verso 10 que diz “...pois a árvore que não produz bom fru-to, é cortada e lançada no fogo”. E depois, leia o verso 12 que diz “A sua pá ele tem na mão, e limpará a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro (o trigo simboliza os servos de Deus; o celeiro o céu, paraíso, ao contrário do joio que vai ao fogo), mas queimará a palha(a palha simboliza o ím-pio, conforme Sl 1.4) em fogo inextinguível(fogo inextinguível simboliza o inferno)”.
 
O batismo com Espírito Santo simboliza o amor, o batismo com fogo simboliza a justiça de Deus para com aqueles que rejeitam a Cristo.
 
O Espírito Santo batiza o obediente e o fogo batiza desobediente.

Cremos que existe diferença entre Dons e Fruto do Espírito Santo.

Outra distinção que devemos fazer é a respeito dos DONS e FRUTO DO ESPÍ-RITO SANTO.
• DONS referem-se a capacitação dadas por Deus para o exercício da atividades no Corpo de Cristo, a Igreja, visando a edificação do mesmo;
• FRUTO dizem respeito às qualidades de caráter do cristão.
 
O FRUTO não é adição, mas resultado. É uma qualidade de caráter e pode ser produzido em qualquer vida cristã.
 
A palavra DONS está no plural, mas o FRUTO está no singular (Gl 5.22,23).
Os DONS podem ser imitados por Satanás (milagres, curas, línguas, etc), mas jamais poderá imitar ou reproduzir o resultado do FRUTO DO ESPÍRITO SAN-TO; amor, paz, alegria, etc.
 
Cremos que existe diferença entre o batismo no Espírito Santo e a Plenitude do Espírito Santo
Na realidade, entre os pentecostais, existe uma confusão em torno das expressões “BATISMO NO ESPÍRITO SANTO” e “PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO”.
 
E é aqui que os grupos pentecostais embolam o meio de campo.
A expressão “BATISMO NO ESPÍRITO SANTO” indica o momento em que a pessoa recebe a Cristo em sua vida. O que implica em dizer que quando a pessoa se converte, ela é batizada com o Espírito Santo.
 
Ninguém pode receber apenas um terço da divindade (o DEUS FILHO), sem re-ceber o (DEUS PAI E DEUS ESPÍRITO SANTO), Rm 8.9.
 
Com base na afirmação bíblica, nenhum crente precisa pedir um batismo no Espí-rito Santo, ou aguardar uma Segunda benção.
 
A benção da presença de Deus (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO) já é completa por ocasião da conversão, do novo nascimento.
 
A expressão “Plenitude do Espírito Santo” ou “Cheio do Espírito Santo” indica o processo de santificação ou crescimento espiritual (Ef 5.18-21); Gl 5.16-26). Esse crescimento será maior ou menor, dependendo da disposição que cada crente te-nha de consagrar-se a Deus.
 
No entanto, a expressão “cheio do Espírito Santo” tem haver com a capacitação momentânea do Espírito Santo para a realização de uma tarefa específica (At 4.8; 13.9) e também denota uma qualidade permanente (At 6.3,5; 7.55; 11.24).
 
As igrejas batistas da Convenção são unânimes no “Uma pessoa é batizada no Espírito Santo, quando aceita a Cristo e isso só acontece uma vez. Mas já a plenitude do Espírito Santo é uma ação contínua e crescente e pode acontecer que o crente seja cheio do Espírito para realizar uma tarefa específica, o que pode se repetir várias vezes”.
 
Doutrinariamente os batistas reconhecem a ação do Espírito Santo no decorrer na história da revelação da seguinte maneira:

No Velho Testamento
O Espírito Santo descia em dados momentos, para uma realização espe-cífica, mas não habitava continuamente em seu povo( Ne 9.20; Ne 9.20);
O Espírito Santo operava através de líderes, mas não através de todo o povo(Jz 11.29; 14.6,19; 15.14).
 
No Novo Testamento
A presença do Espírito Santo se encontra entre e em todo o povo de Deus(At 5.3,4,9; 28.25,26);
O Espírito Santo opera de forma contínua e habita em cada pessoa salva(Rm 8.9-11,14).
A visão dos “pentecostais” ou “carismáticos” quanto a ação do Espírito Santo ainda é a mesma do Velho Testamento. E aqui encontramos uma dificuldade teológica que não pode resolvida tendo como base a emoção ou a experiência humana.
 
Cremos que o falar em língua estrangeira (língua estranha) não se constitui sinal do batismo com o Espírito Santo.

Os “pentecostais” bem como os “carismáticos” afirmam que o sinal de que alguém tenha sido batizado com o Espírito Santo é o “falar em línguas”. No entanto, em nenhuma parte da Bíblia encontramos tal ensinamento.
 
A evidência de alguém tem ou não o Espírito Santo é moral, não miraculosa, e reside no fruto do Espírito Santo, não nos dons do Espírito. Os crentes em Corinto que tinham sido batizados com o Espírito e ricamente dotados dos dons do Espírito, mesmo assim provaram ser cristãos “não espirituais”, porque lhes faltava a qualidade moral do amor (I Co 3.1-4).
 
Se constitui algo obrigatório para os “pentecostais” e “carismáticos” o falar em língua como evidência do batismo com Espírito Santo. No entanto, não é assim que vemos no caso do apóstolo Paulo (At 9.17,18).
 
Conclusão
Diante o que foi exposto, deixamos claro que nós,  os batistas,  cremos:
No Espírito Santo conforme ensina o Novo Testamento;
No Batismo com ou no Espírito Santo;
Na plenitude do Espírito Santo.
Não só isso, cremos no Dom e nos Dons do Espírito Santo de Deus.
 
No entanto, entendemos que não somos obrigados a crêr conforme ensinam os “pentecostais” ou “Carismáticos”.
 
Somos um povo livre, um povo que durante a história do cristianismo tem procurado interpretar coerentemente a Bíblia, sem que o exagero venham criar em nossas mentes o fanatismo e o sincretismo religioso.
 
Quem afirma que os batistas não pregam o batismo com ou no Espírito Santo e não acredita nos Dons espirituais, não conhece as doutrinas pregada e ensinada pelas igrejas batistas, e se conhecem e assim mesmo afirma tal coisa, se constitui no amante da mentira.
 
Logo, quando alguém chegar para você e perguntar: “Você é batizado no Espírito Santo?” ,   responda: “Sim, sou, graças a Deus”.

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