quinta-feira, 5 de junho de 2014

RESPOSTAS PARA AFIRMAÇÕES DE ALGUNS PENTECOSTAIS EM RELAÇÃO AOS BATISTAS

Ao longo da minha vida cristã ouvi e ainda ouço algumas afirmações de "irmãos" de igrejas pentecostais, neopentecostais e renovadas direcionadas aos membros da igreja batista.
 
Colhendo essas afirmações formulei algumas respostas que normalmente dou para aqueles que de uma maneira ou outra querem tirar proveito e fazer proselitismo desrespeitando  a minha liberdade religiosa, bem como desprezando a minha capacidade de julgamento e entendimento das Escrituras Sagradas.
 
Vejamos as mais comuns:

A IGREJA BATISTA NÃO TEM PODER.
O que é poder?
É gritaria, barulho, sensacionalismo visto na maioria dessa igrejas de hoje?
O poder de Deus se manifesta de várias maneiras. Os maiores milagres acontecem quando ninguém consegue visualizar.
 
O emocionalismo, gritaria, barulho e o sensacionalismo, e, principalmente o que é visto em muitas igrejas hoje,  não servem como parâmetros para medir o poder de Deus.
 
A coisa tá mais para macumba, espiritismo, esoterismo, histerismo do que para o poder de Deus.
 
A IGREJA BATISTA NÃO DÁ GLÓRIA A DEUS. NÃO TEM O PODER DE DEUS.
A glória a Deus pode ser dita com palavras e atos.
Numa igreja batista não é proibido nenhuma expressão que glorifique a Deus. Mas é preferível expressar glória a Deus com ações do que com meras palavras.
O que se requer numa igreja é ordem e reverência
Quando foi que barulho é tido como sinal absoluto da presença de Deus. A mani-festação de Deus não pode ser medido por barulhos ou gritarias. Pois se fosse assim, os blocos de carnaval estavam poderiam ser usados com exemplo.
Quem faz barulho é lata vazia.
 
A IGREJA BATISTA É FRIA.
O que é ser frio?
O costume de uma igreja não diz muito de sua sinceridade. O emocionalismo em extremo impede a compreensão da verdade.
Temos costumes diferente, mas isso não indica frieza espiritual, teologicamente falando.
Deus não é surdo. O Deus que servimos nos escuta em qualquer situação. Somos educados, reverentes e temos o costume de refletir naquilo que ouvimos.
Em lugar de frio, preferimos: somos cautelosos.
Entendemos que o culto é individual e não uma mera influência emocional provocada.
 
A IGREJA BATISTA É IGUAL A IGREJA CATÓLICA
Quem diz tal coisa não conhece nem a igreja católica e nem a igreja batista.
O quem define se uma igreja é bíblica ou não é a doutrina que ela professa. Nossas doutrinas são bíblicas.
Se temos costumes, práticas e hábitos deferente, isso não deve ser levado em conta para a afirmação de que nós somos iguais aos católicos.
Quem afirma tal coisa no mínimo é mentiroso.
E sabe de uma coisa? É mais fácil doutrinariamente que um membro de igrejas pentecostais, aceitar as doutrinas católicas e suas práticas do que um batista.
 
O cristão batista é livre, democrático, lúcido,  tem o Espírito Santo, sabendo  o que quer e não dependendo de vigias espirituais.
 
Aliás nos movimentos carismáticos católicos acontece muito dos que já é praticado nas igrejas que se dizem pentecostais.
 
Aconselhe o “irmão” pentecostal que afirma que o cristão batista é igual ao católi-co a conhecer melhor a doutrina ensinada pelos batistas, pois talvez isso evite que ele continue na prática da mentira.
 
A IGREJA BATISTA NÃO EXPULSA DEMÔNIO
Não expulsa por que não tem. Os cristãos batistas se reúnem para cultuar a Deus, louvar o nome do Senhor e não ao Diabo e aos demônios. Mas quando aparece, ela também expulsa. Vai lá.
Nosso compromisso é com a pregação do evangelho(Mateus 28.19-20). Levar al-mas ao pés de Cristo. Quando isso acontece não demônio que resista.
 
A IGREJA BATISTA NÃO DÁ A PAZ DO SENHOR
Jesus ensinou que devo saudar com paz todas as pessoas e não somente aos meus irmãos. O fato de se exigir que a saudação seja obrigatória somente entre os irmãos fere o ensino de Jesus Cristo(Mt 5.47).
 
A saudação deve ser expontânea e conforme a cultura de cada povo. O que existe por ai é invenção.
Quem quer saudar alguém com formulas preparadas(“Paz do Senhor”; “Paz e Gra-ça”, etc, etc)  que saúdem. Quem quer criar uma outra formula que crie. Mas nin-guém venha dizer que é um ensino bíblico, nem que isso evidencia um cristão, pois não é verdade.
 
E tem mais. Se criar uma regra de saudação, tal regra não pode contrariar os en-sinos de Jesus Cristo em Mateus 5.47; 10.11-13.
 
A IGREJA BATISTA NÃO TEM A PAZ DO SENHOR
A paz que nos pertence deve ser exteriorizada. Isso através da compreensão da paciência, do respeito e diálogo e isso são coisas raras entre os membros de al-gumas pentecostais. O que existe e o que é visto é a alta capacidade desenvolvida para o julgamento, discórdia e falta de educação.
 
A paz deve ser sincera e não hipócrita. Deve ser uma paz sem esperar um retorno.
Dizer “a paz do Senhor” não é tudo. É  necessário viver em paz consigo e com os outros.
 
Conheço alguns crentes que não tem paz nem para os seus familiares, vivem como cão e gato e saem por ai, “paz do senhor, paz do senhor”. É brincadeira.
 
A IGREJA BATISTA NÃO TEM O ESPÍRITO SANTO
Quem afirma tal coisa é mentiroso. Temos bases sólidas sobre a doutrina do Espí-rito Santo como todo. O certo seria afirma que temos divergência na doutrinas do Espírito Santo,  na área tal e tal e não afirma que não cremos no Espirito Santo.
 
Uma coisa é séria: quem tem o Espírito Santo não mente, e quando não sabe das coisa é honesto e fica calado.
 
Aconselho que conheçam nossa declaração de fé e vejam nossa posição sobre o Espírito Santo.
Nossa visão se resume no seguinte: “somos habitação do Espírito Santo”. Ainda quer mais?
 
A IGREJA BATISTA NÃO OPERA MARAVILHAS
O que é operar maravilhas? É a prática sensacionalista, mística e sincretistas prati-cadas em muitas igrejas hoje?
Qual é a missão maior da igreja? Será o espetacular?
Quantas tem realmente comprovação da seriedade dessas igrejas que fazem ma-ravilhas?
 
A transformação de vidas através da pregação do Evangelho é a maior maravilha que a igreja executa diariamente. Logo, nós estamos certos esse “irmãos” que afirmam tais coisa é que estão errados.
 
A IGREJA BATISTA NÃO TEM O PODER DO ESPIRITO SANTO
O poder do Espírito Santo não é patrimônio de homens nem de igrejas “grandes” ou que cresceram mais do que outras.
 
O Dom, bem como o poder de Deus é manifestado como o Senhor quer e não como alguns “irmãos” sem conhecimento bíblicos querem.
 
A prova do poder do Espírito Santo é nós é vista pelo da pregação do evangelho que pregamos. É vista através do nosso amor por missões, amor aos perdidos.
 
O fervor emocional não diz nada sobre o poder do Espírito Santo.
 
Se ter poder do Espírito Santo é gritar, pular, cair no chão, entrar em êxtase e falar palavras desconexas, os pentecostais tem razão, não temos.
 
No entanto, isso não nos preocupa pois, os centros espíritas, os terreiros de ma-cumba e os grupos carismáticos católicos também fazem a mesma coisa. Será que eles também tem o poder do Espírito Santo?
 
A IGREJA BATISTA NÃO FALA LÍNGUA ESTRANHA
Falar língua estranha? Qual o motivo de tal coisa em nossos dias?

Aliás, o termo não é estranha e sim estrangeira.
Nós não achamos necessário o Dom de língua onde todos falam a língua portu-guesa. Quer chamar a atenção? Quer se apresentar como espiritual? Então tudo bem, mas afirmar que é necessário falar em línguas estrangeiras quando todos só entendem e falam o português é no mínimo desperdício.
 
Engraçado, não sei o motivo de tudo crente pentecostal só pedem o Dom de lín-gua.  E os outros dons? O Dom de discernimento, da beneficência, do ensino, etc?
 
Alguns dizem, mas eu tive uma experiência. E daí? A minha experiência deve se enquadrar dentro do ensino bíblico, Deus é econômico, não faz as coisas sem sen-tido.
 
Quem falar em línguas, não sabendo o significado de tal fala,  deve calar, ficar em silêncio(I Co 14.28, 33), e, caso não se controle, fale em suas orações particula-res, sozinho, entre ele e Deus.
 
A IGREJA BATISTA NÃO TEM O FOGO DO ESPÍRITO
E é preciso ter fogo do Espírito? O que consiste ter o fogo do Espírito?
 
Segundo a Bíblia o cristão deve demonstrar os Fruto do Espírito santo (Gl 5.22). quem precisa de fogo é o ímpio e não o cristão.
 
Quem precisa de fogo é o homem que vive no pecado e não aquele que foi justifi-cado e santificado por Cristo(I Pe 1.13-25)
 
A IGREJA BATISTA É MUNDANA
O que é ser mundano?
 
Somos criticados por nossa maneira de vestir, calçar, pentear, etc, etc.
 
Eu conheço crente que usam veste longas, cabelos longos, não usam isso ou aquilo e no entanto, estão com a vida mais suga do que poleiro de galinha.
 
O que define se somos mundanos ou  não,  é a ética, a moral. O exterior pouco diz, e quando tal coisa acontece é uma conseqüência.
 
O que muitos estão pregando é o legalismo,  regras de homens e não da Bíblia.
 
Mundanismo é viver no roubo, na mentira, no engano, etc, conforme Gl 5.21; Cl 3.5-10; 12-17.
 
Muitos estão usado o roupa como desculpa para um viver segundo as obras da carne. Ou melhor, estão desviando a atenção do que seja realmente andar no Espírito.
 
O CRENTE BATISTA NÃO É SANTIFICADO
Será que não? O que nos santifica? Quem nos santifica conforme a Bíblia?
 
Somos santificados pois pertencemos a Jesus Cristo e mesmo com todos os nos-sos erros, somos amados pelo Mestre. E daí.

Quer defeito? Qual a igreja que não tem joio? Qual a igreja perfeita? Alguém se arrisca a dizer que é infalível e que não peca?
 
As regras legalistas que impostas em algumas igrejas tem diminuído as  exclusões,  pecado dentro da igreja e os escândalos, os casamentos antes do tempo certo?
 
USAR CALÇA COMPRIDA, USAR SAIA CURTA, BATOM, PINTAR UNHAM, CORTAR E PINTAR CABELOS, CORTAR  NÃO É COISA DE CRENTE
O modelo de cristão, de evangélica no Brasil é horrível.
 
As mulheres que fazem parte da igreja batista não são escravas do pastor e nem dos presbíteros. Elas são livres e conscientes.
 
A pastor e a liderança de uma igreja batista não gasta tempo vigiando os costu-mes e práticas pessoais. O fato de alguém usar isso ou aquilo não deve ser tido como base da confiança em Cristo.
 
Todos nós sabemos que tem gente ai que externamente é “modelo”, mas no seu interior é uma praga.
 
E o que é pior, existem aqueles que usam da piedade para fazer mal aos outros.
 
Não cabe ao pastor ou a igreja usar de regras para fazer isso ou aquilo. Cremos que todos os cristãos desfrutam da presença e orientação do Espírito Santo, logo o mesmo Espírito que faz com que eu veja o meu erro, vai também fazer o mesmo em outra pessoa.
 
Cultura, costumes e prática mudam de geração em geração. O Novo Testamento não nos ensina a andar como judeuzinhos.
 
Os textos usados pelos membros das igrejas pentecostais mais tradicionais e lega-listas, são usados indevidamente, o que comprova falta de seriedade e conheci-mento da hermenêutica e da exegese bíblica.
 
OS BATISTAS NÃO SÃO CRENTES
Diz-nos a Bíblia que o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 
Logo quem sabe se sou crente ou não, sou eu. Ninguém tem o direito de fazer julgamento a respeito.
A Bíblia diz que o verdadeiro cristão é conhecido pelo Fruto do Espírito Santo.
 
Nenhum batista tem salvação firmada em reconhecimento humano e sim, pela convicção encontrada na Palavra de Deus.
 
TEXTOS QUE TODO PENTECOSTAL DEVERIA LER ANTES DE FALAR DOS CRISTÃOS QUE FAZEM PARTE DA IGREJA BATISTA
Romanos14.1-22; 15.1-7; 16.17-20;
Gálatas 6.1-5;
Colossenses 2.8-10; 16-19.
Quem és tu que julgas o servo alheio?
 
Caso algum “irmão” pentecostal resolva julgar um cristão batista é bom que ele saiba de uma coisa: antes de julgar leia com atenção Romanos 14.1-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário