sábado, 16 de agosto de 2014

PALMAS PARA JESUS?... E JESUS PRECISA DE APLAUSOS?

 

Hoje é um costume bem comum na maioria das igrejas o "bater palmas para Jesus". Este costume pegou, não sei quem o inventou, mas pegou e hoje se bate palmas quase que interruptamente na grande maioria das igrejas.

Para o cristão evangélico e desacostumado e desavisado, ás vezes é uma tortura, mas este barulho a mais para muitos é bom, espontâneo e ensinado como sendo algo saudável.

Afirma-se que é um tipo de adoração, mas, na verdade, é uma novidade, algo que faz parte das inovações tantas que entraram nas igrejas, e muitas são confundidas com adoração, louvor e até práticas inerentes á salvação.
 
Como é que isso acontece? Mal o pregador ou o cantor abre a boca e já vem uma salva de palmas poluindo o recinto de culto como uma saraivada que transforma de repente o ambiente.

Estive recentemente numa igreja e logo o pregador pediu á igreja para bater palmas para Jesus antes de o pregador iniciar a sua prédica. O pregador, talvez sabendo que muita gente presente ali não concorda com esse costume, adiantou que as palmas não eram para o pregador, mas para Jesus.

Ai eu pensei em meus bostões? Será que ele perguntou para Jesus se ele gosta de palmas. Se fosse para um artista, com certeza essas palmas seriam muito bem recebidas com direito até os gritinhos histéricos.
 
É como alguém disse: “Eu não sei exatamente em que se transformou, ou foram transformadas, as igrejas. Penso num clube social-esportivo, num salão de festas, num partido político, num lugar onde se apresenta desfiles, calouros e afins”.

Mas é um fato, cada vez mais as igrejas se distanciam do seu projeto inicial e perdem a sua identidade como igreja e representante do reino de Deus aqui na terra.

Fico admirado como as pessoas gostam de "bater palmas para Jesus".

Fico pensando se algum pastor "quadrado" convidasse a igreja para adorar a Jesus, será que todos teriam prazer em adorar o Mestre? Adoração pressupõe humilhação, renúncia, choro, alegria espiritual, oração, louvores vindos do fundo da alma, contrição, arrependimento.

Tudo muito diferente de bater palmas e dar gritinhos como se estivesse em um show de algum artista renomado e midiático.

Na verdade, muitos pregadores estão sendo aplaudidos e ainda dizem que os aplausos são para Jesus.
 
Muitos são impostores que estão tentando ocupar o lugar daquele que merece a nossa adoração em espírito e em verdade. Aquele que verteu até a sua última gota de sangue para a salvação de nossas almas.
 
Pelo jeito, este costume pegou e hoje também já está nas igrejas tradicionais que geralmente são as últimas a "embarcar" nesta canoa furada.

Daqui a pouco, vão inventar mais coisas ou copiar mais costumes ultramodernos das chamadas igrejas neopentecostais.

O crente que gosta de adorar, e sente prazer e necessidade desta prática santa e maravilhosa, vai ter que literalmente entrar no quarto e ali, sozinho, adorar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, pois cada vez mais os nossos cultos são semelhantes a shows com direito a todo tipo de parafernália tecnológica que já tomou conta das igrejas.

E haja "salva de palmas para Jesus!".

O pior é que tem pregadores usam de textos bíblicos, forçando uma interpretação aonde são quebradas todas as regras da Hermenêutica e Exegética para afirmar que esse costume de “bater palmas para Jesus” é uma prática bíblica.

Outra coisa que incomoda é o fato dos cristãos que lotam os templos e afirmam conhecer a Bíblia Sagrada aceitarem e participarem pacificamente dessas práticas sem reconhecer que elas são frutos do emocionalismo humano e que muitas das vezes nada tem haver com a ação divina.

É um fato: muitos cristãos esquecem que existe a verdadeira e a falsa adoração, vejamos textos bíblicos que falam da verdadeira adoração: Lv 10.3; Sl 29.2; 89.1, 7; 93.5; Ec 5.1; Hc 2.20; Jo 4.24.

Resumindo, quando a adoração sai daquilo que determinada a Palavra de Deus deve-se se fazer uma reflexão baseado em Habacuque capítulo 5, pois existe uma grande chance de algo estar errado, tornando-nos tolos diante do altar do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário